A IGREJA NA GRANDE TRIBULAÇÃO
A IGREJA NA GRANDE TRIBULAÇÃO
INTRODUÇÃO
O conceito de Grande Tribulação na Bíblia sempre remete a um período de sofrimento do povo de Deus.
A palavra "Tribulação" aparecer 43 vezes na Bíblia (RA) e tem o sentido de sofrimento, opressão, perseguição. É usada em diversos contextos diferentes como em Atos 7:11, mencionando um período de fome entre o povo de Deus. Mas a expressão "Grande Tribulação" só aparece 4 vezes nas Escrituras (RA) .
Vejamos Mateus 24:21
O contexto imediato deste texto faz referência ao livro de Daniel. O verso 16 fala de fuga ("fuga para os montes"), juntamente com o verso 20.
O texto se refere a um "Tempo", tempo onde "haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, e nem haverá jamais".
Essa última referência faz uma clara ligação com Daniel 12 verso 1, onde diz que "haverá tempo de angustia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro da vida".
Em primeiro lugar, este texto garante que essa "Grande Tribulação", esse "Tempo de Angustia" acontece na história com o povo de Deus dentro da história, pois "se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo". Então vemos Miguel se levantando como defensor do povo de Deus, um defensor que defende o povo de Deus.
Em segundo lugar, o "Tempo de Angustia" referido por Daniel é o mesmo período referido por Mateus, a "Grande Tribulação". Esse acontecimento histórico não é chegado no tempo de Daniel nem de Mateus. Acontece no tempo do fim. Isso quebra a tese dos preteristas que afirmam que esse evento já aconteceu na história da igreja no passado.
Em terceiro lugar, o povo de Deus será salvo "na" ("naquele tempo", ou seja, estando naquele tempo) e não "da" (da "Grande Tribulação"). O povo de Deus será salvo por Miguel estando "na" "Grande Tribulação". O texto não indica que o povo de Deus será salva da "Grande Tribulação" mas na "Grande Tribulação".
Ainda no verso 21 de Mateus 24, corroborando com o argumento encontrado em Daniel, diz que "aqueles dias", os dias da "Grande Tribulação" seriam abreviados. Ora, abreviados para salvar o povo de Deus, pois "ninguém seria salvo" se não fossem abreviados. Mas abreviados "por causa dos escolhidos" e não por causa de outro grupo que não fosse o "povo de Deus", os "escolhidos", ou seja, a igreja de Deus
Vejamos Mateus 24:29
O texto já começa exprimindo uma verdade: "Logo em seguida à tribulação daqueles dias", ou seja, depois da "Grande Tribulação", depois do "Tempo de Angustia", onde:
(1) esse período ainda nao chegou;
(2) acontece com o povo de Deus dentro da história; e
(3) o povo de Deus será salvo "na" "Grande Tribulação" e não da grande tribulação.
No verso 30 diz que "então", ou seja, "logo em seguida à tribulação", "aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem", e esse sinal é a Volta de Jesus e por causa desse evento, a Volta de Jesus, "todos os povos da terra se lamentarão", ou seja, o período de Tribulação terá o povo de Deus dentro da história, e a lamentação da terra, "logo em seguida à tribulação" será da parte dos habitantes da terra por conta do Retorno de Cristo pois "verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita gloria".
Nessa Volta, diz o verso 31, que acontecerá "logo em seguida à tribulação", "Ele (Cristo) enviará os seus anjos, com grande clangor de trombetas, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus".
Nesse verso temos a ligação lógica com Mateus 24:21, onde diz que haverá um tempo de "Grande Tribulação", que identifica-se com Daniel 12:1, onde diz que Miguel salvará o seu povo naquele (e não daquele) "Tempo de Angustia".
Já o verso 22 de Mateus 24 diz que tal "Tempo de Angustia" seria abreviado por causa dos escolhidos, ou seja, é Miguel salvando o seu povo.
CONCLUSÃO
1. A Grande Tribulação de Mateus 24 e o Tempo de Angustia de Daniel 12 são o mesmo evento
2. Esses dois eventos ainda não aconteceram, são eventos escatológicos, acontecem no final do Tempo do Fim, período em que vivemos atualmente
3. O Texto de Daniel diz que o povo de Deus será salvo na Grande Tribulação e não da Grande Tribulação
4. O texto de Mateus diz que esses dias seriam abreviados por conta dos escolhidos que estariam presentes nesse período da história
5. Depois desse períodos acontece outro evento: a Volta de Jesus. E a Volta de Jesus é o fim da história
Francimar Pires
Comentários
Postar um comentário