A PERFEIÇÃO QUE DEUS ESPERA MATEUS 5:48

A PERFEIÇÃO QUE DEUS ESPERA


MATEUS 5:48

INTRODUÇÃO

O tema da perfeição ainda é um tema que nos causa um certo frenesi. Sobretudo entre os Adventistas, com a febre do perfeccionismo que nos assombra até os dias de hoje. Mesmo a questão tendo sido liquidada (parcialmente) na famosa Conferência de Mineápolis em 1888, ainda nos assombra de vez enquanto.

É possível viver a perfeição? É possível ser perfeito? O que Jesus quis dizer quando nos ordenou "sede perfeitos"? O que nos diz o Espírito de Profecia sobre o assunto?

Mateus 5:48

Com estas palavras Cristo conclui o Sermão da Montanha. É provável duas possibilidades:


(1) finalização de um contexto mais amplo, que se trate da conclusão mais ampla do Sermão (1-48)

(2) que se trate da conclusão de um contexto mais imediato (43-48).


Há um consenso forte em defender a segunda proposta, sendo o verso 48 a conclusão de um contexto mais próximo (vv 43-48).

"Pois" - ουν

Se esta for a melhor forma de ver o texto em questão (Mateus 5:48), vemos que a expressão "pois" nos sugere uma conclusão mais próxima. Ou seja, que esta última frase (v.48) é o desfecho da pericope que cobre os versos 43 a 48, sendo o 48 o fechamento.

Do grego ουν, é uma Conjunção Coordenativo, isto é, serve para estabelecer relações lógicas entre partes de um discurso. Portanto, os significados dos termosa anteriores estão relacionados com os termos posteriores. O termo posterior é a perfeição humana em relação à divina. Os termos anteriores é o amor, tanto ao próximo como aos inimigos.

PERFEITOS-

τέλειος

A palavra "perfeito" é a tradução do substantivo τέλειος. Este é um substantivo que se tornou aadjetivo. É um substantivo adjetivado, comum no grego coiné, o grego do Novo Testamento.

No texto ele aparece no plural, denotando um público amplo. Τέλειος é traduzido como "acabado", "completo", "o que alcança uma meta", por conseguinte, "perfeito". Τέλειος é da família do vocábulo τέλος, que significa "fim" (de finalidade), "cumprimento", "limite".

Portanto, Τέλειος deve ser entendido no contexto de busca, no contexto de processo, no contexto de finalidade a ser alcançada, meta procurada, etc.

Τέλειος é usado na Septuginta para descrever a qualidade do sacrifício (Êx.12:5). Paulo usa ainda τέλειος para descrever maturidade (I Cor 14:20).

Jesus não está falando de um viver sem o pecado, mas de um processo de santificação progressivo onde Deus é o Supremo Padrão.

Ellen G. White 

"E assim como Deus é perfeito em Sua esfera de ação, devemos nós ser perfeitos na nossa." PP, 422,2

Note que ela faz uma diferença entre perfeições. Estamos claramente diante de dois tipos de perfeição: uma absoluta (divina) e uma outra derivada (humana). Deus é perfeito em sua esfera e nós buscamos a perfeição em nosso própria esfera.

"Cristo é o maior Mestre que o mundo já conheceu. E qual é a norma que Ele coloca diante de todos que nEle crêem? “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus.” Mateus 5:48. Como Deus é perfeito em Sua esfera, assim pode o homem ser perfeito na sua." T8 64.1

Aqui temos o complemento do raciocínio do primeiro texto. A perfeição em nossa esfera é uma norma, um mandamento, um imperativo a ser buscado.

"Não somos perfeitos, mas é nosso privilégio desvencilharmo-nos dos laços do egoísmo e do pecado e seguir em frente rumo à perfeição. ..." OA 99.2

Não somos, nem jamais seremos perfeitos. Nem aqui nem no por vir. A perfeição, em seu sentido amplo, é um atributo unicamente de Deus. Nem mesmo os anjos são perfeitos. Eles possuem as suas limitações assim como nós. Não somos perfeitos, pois possuímos as nossas limitações.

CONCLUSÃO

Ser perfeito é Amar. Amar os que nos amam e amar os que nos odeiam. É orar pelos que nos perseguem. Assim, buscando esse caminho, o caminho do Amor, não o amor humano, mas o Amor divino (Aquele que faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos), estaremos caminhando rumo à perfeição, nos tornando filhos e filhas de Deus (v 45).

Francimar Pires

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HUMBERTO GESSENGER E SUAS PREFERÊNCIAS POLÍTICAS

DAVI: GRANDE REI, PÉSSIMO PAI

O PENSAR