Ellen G. White anti-feminista?

Ellen G. White anti-feminista?

Introdução

Ellen White não se preocupou com movimentos relativos aos direitos das mulheres. Quando lhe apelaram para que se unisse a outras na cruzada pelo voto feminino, recusou o convite. Escreveu ao seu esposo: FD 203,9

“Visitei a Sra. Graves. Ela tem uma preocupação e, quando soube que eu estava em casa, desejou falar comigo. Disse sentir que precisava expor diante de mim suas idéias. Tem o desejo de que eu analise a questão do voto feminino. [...] Disse-lhe que minha mente não estava preparada para uma questão como essa, de as mulheres votarem. [...]" FD, 204,1

E o que acontece com esse texto?



"Aqueles que se sentem chamados a se unir ao movimento em favor dos direitos da mulher e do vestuário reformado, podem igualmente romper toda conexão com a mensagem do terceiro anjo. O espírito que assiste a um não pode estar em harmonia com o outro. As Escrituras são claras sobre as relações e direitos de homens e mulheres." T1, 421,3

Esse texto é contra o movimento feminista? Vejamos o contexto:

1. Um outro movimento à vista

"O fanatismo que grassou no Leste, há alguns anos, produziu desoladores efeitos." T1, 409,1

"O único remédio para o Leste é completa disciplina e organização."T1, 411,2

"Algumas dessas pessoas têm formas de culto a que chamam dons, e dizem que o Senhor os pôs na igreja. Têm uma algaravia sem sentido a que chamam língua desconhecida, desconhecida não só ao homem, mas ao Senhor e a todo o Céu.[...] O fanatismo, a exaltação, o falso falar línguas e os cultos ruidosos, têm sido considerados dons postos na igreja por Deus." T1,412,1

2. Um movimento que se confundia com o nosso

"A proclamação do tempo em 1854 foi acompanhada por um espírito que não procedia de Deus. [...]...havia a tendência de baixar o nível em tudo."T1, 409,2

"Muitos que se converteram mediante a influência do movimento de 1854, necessitam converter-se novamente."T1, 411,1

3. Cuidado para não serem confundidos

"Nenhuma ocasião deve ser dada aos descrentes para criticar nossa fé." T1,420,2

"Deus não deseja que Seu povo adote o assim chamado vestuário da reforma."T1,421,1

"Há tendência crescente de fazer com que as mulheres usem vestuário tanto quanto possível semelhante ao do outro sexo, confeccionando suas roupas com talhe similar às dos homens, o que Deus considera ser abominação. Deus, porém, declara que isso é abominação."

T1,421,1

Com base nesse contexto vem o texto:

"Aqueles que se sentem chamados a se unir ao movimento em favor dos direitos da mulher e do vestuário reformado, podem igualmente romper toda conexão com a mensagem do terceiro anjo. O espírito que assiste a um não pode estar em harmonia com o outro. As Escrituras são claras sobre as relações e direitos de homens e mulheres." T1, 421,3

E na sequência temos:

"Os adventistas do sétimo dia, que crêem na restauração dos dons, são freqüentemente estigmatizados como espiritualistas. Se adotarem esse traje, sua influência estará morta. As pessoas os colocariam no mesmo nível dos espiritualistas, recusando-se a lhes dar ouvidos."

T1, 421,3

E ainda:

"A suposta reforma do vestuário é acompanhada de um espírito frívolo e audacioso.[...] Se as irmãs adotarem o traje americano, anularão a própria influência e a de seus maridos." T1, 422,1

Conclusão

Concluímos que o texto em questão, não advoga a ideia de que Ellen G. White seja contra ao movimento feminista apenas pela expressão "direitos da mulher". A expressão subsequente ("vestuário reformado"), junto ao contexto amplo, nos ajudam a entender que a irmã White não está militando contra o movimento feminista (pelo menos não nesse texto).

Francimar Pires

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