INIMIGOS DE DEUS ROMANOS 8:7
INIMIGOS DE DEUS
ROMANOS 8:7
Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
Paulo está dizendo que a inclinação para a carne é inimizade contra Deus. Pendor é um gosto acentuado para alguma coisa, é uma votação, é uma aptidão natural. Paulo fala de uma inclinação para a carne. Carne é a tradução do vocábulo grego SARKS que tanto quer dizer carne no sentido literal como denota a natureza moral humana. Na teologia paulina, é na carne que o pecado habita.
Paulo diz que essa vocação, essa inclinação natural para a carne, para o pecado leva à morte (verso 7). E essa morte, embora SARKS também se refira ao corpo físico, não se trata de morte fisica, pois SARKS, em Paulo tem o valor moral-espiritual. Paulo está se referindo à morte eterna, o salário do pecado (Romanos 6:23).
Essa vocação ao pecado é inimizade contra Deus pelo simples fato de não estar sujeito à lei de Deus. O raciocínio paulino, embora dialético, é simples. Pecado é inimizade contra Deus porque não se harmoniza com a Sua Lei. Portanto, tudo o que não se harmoniza com a Sua Lei é inimizade contra Deus. Parece completar o raciocínio de João 3:4 quando ele diz que pecado é a transgressão da lei. Completado o raciocínio com paulo: pecado é a transgressão da lei (João) e essa transgressão da lei é inimizade contra Deus (Paulo).
Paulo conclui o raciocínio no verso 8 onde ele diz que estar na carne, inclinado ao pecado, em inimizade contra Deus, em desarmonia com a Lei de Deus, esse não agrada a Deus. Portanto, agradar a Deus, segundo Paulo é estar em harmonia com Sua Lei. E assim como estar na carne, em desarmonia com Sua Lei é inimizade, estar em harmonia com Sua Eterna Lei é estar em amizade com Deus. Quer você ser amigo de Deus? Ponha-se em harmonia com Sua lei.
Francimar Pires
Comentários
Postar um comentário