JUVENTUDE: RICA E FORTE
JUVENTUDE: RICA E FORTE
INTRODUÇÃO
"A juventude é rica,
A juventude é forte,
A juventude sofre
E ninguém parece perceber."
Aloha é uma das músicas de Renato Russo no último CD da Legião Urbana. E é com esta frase que ele abre uma caixa de diálogo com a sociedade brasileira e com os jovens legionários.
A riqueza da juventude está no novo, no inesperado, e sua força está na ideologia. A mesma juventude rica e forte que foi para as ruas na década de 70 derrubar a Ditadura, que foi para as ruas pedir as Diretas Já, hoje sofre segregada, "longe demais das capitais" (Humberto Gessenger)
A juventude é "um monstro adormecido" (Pedro Bial) que insiste em não acordar. O mundo já viu diversas vezes a força da juventude, e deseja vê-la novamente.
I - JOVENS QUE MUDARAM A HISTÓRIA
1. Louis Braille
O francês tinha 3 anos quando sofreu acidente na oficina de seu pai e furou um de seus olhos. Ele sofreu durante semanas com infecções, que se espalharam para o outro olho. Aos 5 anos, o menino já estava completamente cego. Aos 10 anos, ele foi enviado a um instituto para jovens cegos em Paris, onde continuou estudando. Aos 12 anos, ele conheceu um sistema de escrita para leitura no escuro desenvolvido por um capitão da marinha francesa. Braille se interessou e decidiu aprimorá-lo. O sistema era rudimentar e não oferecia pontuação ou permitia a identificação da maneira correta de escrita das palavras- era baseada nos sons que cada uma delas representava.
O jovem trabalhou por 3 anos no sistema. Em 1824, quando tinha 15 anos, ele apresentou o sistema a seu mentor no instituto, que encorajou os outros alunos a utilizá-lo. Aos 19 anos, Louis Braille se tornou professor do instituto, onde permaneceu trabalhando até sua morte, em 1843. Após sua morte, o sistema se espalhou pelo mundo.
2. Ellen G. White
Nascida em Gorham, em 26 de Novembro de 1827.
Ellen Gould Harmon e sua irmã gêmea Elizabeth Gould Harmon eram filhas de Robert e Eunice Harmon. A educação formal de Ellen foi interrompida abruptamente por conta de um acidente.
No ano de 1840, Ellen e seus pais participaram de uma reunião campal da igreja Metodista em Buxton, Maine, e Ellen, na ocasião com 12 anos de idade, entregou seu coração a Deus. Em 26 de Junho de 1842, a seu pedido, ela foi batizada por imersão em Casco Bay, Portland. No mesmo dia, Ellen foi aceita na igreja Metodista.
Em Dezembro de 1844, aos 17 anos, relatou sua primeira visão. Trouxe animo a um grupo de crentes vindo do Grande Desapontamento de 22 de Outubro de 1844.
Em 1845 Ellen encontrou com aquele que viria a ser seu esposo, James Springer White, um milerita que convenceu-se de suas visões. Um ano mais tarde, Tiago a pediu em casamento, e em 30 de Agosto de 1846 eles se casaram em Portland, Maine.
Esta jovem frágil foi usada por Deus para unificar um povo disperso e fez inúmeras viagens e teve inúmeras visões e escreveu inúmeras páginas. O povo do Advento se tornou Igreja Adventista do Sétimo Dia e teve em seu núcleo, jovens.
3. Daniel, Hananias, Misael e Azarias
Quatro amigos que viveram em um período conturbado da história bíblica. Nasceu sob uma forte convunção política, sob o reinado de Jeoaquim, um péssimo rei que fez alianças desaprovadas por Deus.
Eliaquim (Jeoaquim) inicia seu reinado aos 25 anos e "fez ele o que era mau perante o SENHOR..." (II Rs 23:27). Derramou sangue inocente, "por isso, o SENHOR não o quis perdoar" (II Rs 24:4).
Nabucodonosor invade Judá e faz três grandes deportações. E Daniel e seus amigos estavam entre os deportados que saíram de sua terra e foram levados para Babilônia para servirem junto ao rei.
Saíram de uma cultura para outra cultura.
Daniel e seus amigos faziam parte da classe nobre de Israel (Dn 1:3). "Jovens sem defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes [...] e lhes ensinassem a cultura e a língua dos Caldeus" (Dn 1:4).
Vindos de uma cultura bíblica, seus nomes refletiam uma visão de mundo que deveria nortear todas as suas ações. Dar aos filhos nomes com significados espirituais era uma prática comum no horizonte bíblico. Vejamos:
- Daneil: Deus é o meu Juiz
-Hananias: Jeová é Misericordioso para comigo
-Misael: Aquele que pertence a Deus
- Azarias: Jeová é quem me ajuda
Seus nomes passavam mensagens claras: Deus era juiz de Daniel e de seu povo; somos propriedades de Deus, como povo e como indivíduos; o Senhor é misericordioso para conosco e para com seu povo; o Senhor é quem nos ajuda.
Mas Babilônia inicia um processo de desconstrução, de neutralização da juventude consagrada e que tem uma mensagem para dar ao mundo. Primeiro, "determinou-lhes o rei a ração diária", isto é, o alimento, desconstruindo a fé de um povo. Comer, para os judeus, era mais que se alimentar. Era uma prática festiva e religiosa. Por isso o Salmo 137 descreve a tristeza de um povo longe de sua própria terra e cultura.
E segundo, "o chefe dos Eunucos lhes pôs outros nomes" (Daniel 1:7), a saber:
- Daniel/Beltessazar: Tesouro de Bel
-Hananias/Sadraque: Shaduk nos protege
-Misael/Mesaque:Aquele que pertence a Shezaqk
-Azarias/Abede-nego: Servo de Nêgo
Todos os significados dos nomes na língua dos Caldeus são de de difícil classificação, portanto, dados por aproximação.
A primeira provação surgiu. E "resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se". A mudança de cultura não foi suficiente para mudar a mente de Daniel. A firmeza do jovem Daniel advem de uma cultura firme que tem em seu bojo, Deus. Um Deus presente, juiz, misericordioso, auxílio.
Deus abençoou seus jovens: "estes quatro jovens Deus deu conhecimento e inteligência em toda cultura e sabedoria..." (Dn 1:17) e "entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias" (Dn 1:19). O rei lhes achou "dez vezes mais doutos do que todos..." (Dn 1:20).
A firmeza de Daniel, Hananias, Misael e Azarias os capacitaram para passar pela Cova dos Leões e pela Fornalha Ardente.
II - CONSELHOS AOS JOVENS DE HOJE
"Mostrai que tendes força de propósito, que não sois pessoas indecisas, facilmente dominadas por maus companheiros." Mens. aos Jovens, 23
"O lirio do lago firma as suas raízes profundamente abaixo da superfície de lixo e lodo e, através do caule poroso, extrai as propriedades que o ajudarão em seu desenvolvimento, trazendo à luz a imaculada flor que repousa em pureza na superfície do lago. Rejeita tudo que mancharia e estragaria sua imaculada beleza." Só Para Jovens, 93
"Deus quer que os jovens se tornem homens de espírito zeloso, a fim de estarem preparados para a ação em seu nobre trabalho e serem apostos a assumir responsabilidades." Conselho Para a Igreja 192
"Deve-se-lhe ensinar que este mundo não é uma parada militar, mas sim um campo de batalha." Educação, 295
"Com tal exército de obreiros como o que poderia oferecer nossa juventude devidamente preparada, quão depressa a mensagem de um Salvador crucificado, ressurreto e prestes a vir poderia ser levada ao mundo todo." Serviço Cristão, 30
CONCLUSÃO
Salmos: 119. 9. Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra.
Francimar Pires
Comentários
Postar um comentário