O PT QUEBROU O BRASIL?  (Parte 13)

O PT QUEBROU O BRASIL?  (Parte 13)

Dizer que o PT quebrou o Brasil é no mínimo ignorância ou maldade. Inúmeros dados econômicos sugerem que a tese não se sustenta. Indicadores como PIB, Dívida Líquida do Setor Público, Lucros de Estatais (BNDES, Bando do Brasil, Caixa Econômica, Petrobras, etc), Produção de Veículos, Safra Agrícola, Investimento Estratégico Direto, Reservas Internacionais, etc, indicam, sem sombra de dúvidas, que o PT jamais quebrou o país. Vejamos.
A BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo) é o principal mercado de negociação de ações de empresas do Brasil, maior Bolsa de Valores da América Latina e a oitava maior do mundo.
Fundada em 23 de Agosto de 1890 por Emílio Rangel Pestana, negociante de capitais, foi a primeira bolsa de valores do país e a única a funcionar fora da Capital Federal.
O Índice Bovespa é o principal e mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. Acompanhá-lo significa ter um panorama geral de como as ações das principais empresas de capitais abertos estão se comportando.
De curiosidade temos que, apenas três empresas sempre fizeram parte do Índice desde a sua criação: AmBev (antigamente Antárctica), Souza Cruz e a Vale do Rio Doce.
Em 2001, período de gestão tucana, a Agencia Estado (O Estadão) de 27 de Dezembro de 2001 traz uma reportagem sob o título: "O Brasil vai ser influenciado positivamente pela diminuição no grau de aversão de risco dos investimentos". Mas Alexandre Póvoa, Diretor de Investimentos da ABN diz: "2002 será um ano de complexidade e risco potenciais. Luiz Neves, Diretor de Investimentos da Dresdner Asser Management, completa: "Haverá volatilidade no Mercado (2002)."
Fabrício Vieira, colunista econômico da Agencia UOL diz que "em 2002, Bolsa teve o 2° pior ano de Real". E arremata: "Em um ano tão ruim, os negócios encolheram consideravelmente".
No site da Bovespa temos o índice médio no período de todos os presidentes em suas gestões. Vejamos:
1. Itamar- 2.365

2. FHC- 10.723

3. Lula- 45.745

4. Dilma- 57.618
Sabendo-se desde já que o Plano Real não salvou nossa economia (muito pelo contrário) e que entramos em dificuldades no período Tucano; sabendo-se que o Índice Bovespa de 2002, gestão FHC, é muito menor do que o registado em Gestão Lula, lhe faço uma pergunta: quem quebrou o Brasil?
Francimar Pires

Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HUMBERTO GESSENGER E SUAS PREFERÊNCIAS POLÍTICAS

DAVI: GRANDE REI, PÉSSIMO PAI

O PENSAR