O PT QUEBROU O BRASIL? (Parte 6)
O PT QUEBROU O BRASIL? (Parte 6)
O tempo passa e a tese criminosa de que o PT quebrou o país não perde força dentro da Direita. Não sei como uma tese resiste tanto tempo mesmo tendo os fatos por contradição. Analisamos outro fator econômico que destrói essa tese.
O BNDES foi criado em 1952, a exatos 65 anos. Nessa fase, seu nome real era Banco do Desenvolvimento Econômico (BNDE), uma autarquia federal que objetivava ser um órgão formulador e executor da política nacional de desenvolvimento econômico.
Em 1964, o Banco já descentralizada suas operações, abrindo escritórios em São Paulo, Recife e Brasília. Além disso, passou a operar em parceria com uma rede de agências financeiras credenciadas espalhadas por todo o Brasil.
Em 1971 se tornou uma empresa pública, deixando de ser autarquia. A mundana possibilitou maior flexibilidade, maior liberdade nas operações de captação e aplicação de recursos e menos interferência política.
O início dos anos 80 foi marcas pela integração das preocupações sociais à política de desenvolvimento. A mudança se refletiu no nome do Banco, que, em 1982, passou a se chamar Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O BNDES é hoje uma instituição ativa e moderna, que continua desbravando novas fronteiras em prol do desenvolvimento do Brasil. Todos os segmentos econômicos são contemplados pelo Banco: agropecuária, indústria, comércio, serviços, infraestrutura, etc.
Pois bem, o jornal O Estadão, em 25 de Abril de 2003, era governada pelo Tucano FHC, traz uma matéria sobre o BNDES. Diz a matéria: Lucro do BNDES caiu 31,5% em 2002". A matéria afirma ainda que o lucro líquido do referido Banco é de 549,6 milhões, um prejuízo de 75,2 milhões em relação ao ano anterior. O Estadão ainda reforça dizendo que esse ano foi um "período em que os brancos comerciais registaram recordes de lucro no país", em nada justificando tamanho deficit.
Já em 2014, era Petista, governo Lula, a revista Exame de 28 de Fevereiro de 2014, analisando os lucros do Banco em 2013, traz uma matéria onde diz: "lucro do BNDES atinge 8.15 biliões, um crescimento de 60,1% em relação ao ano anterior". O patrimônio líquido do Sistema BNDES totalizou 60.626 biliões em 2013. Os ativos totais do Sistema BNDES somaram 782 biliões em 2013.
Temos aqui descrito dois BNDES's: o deficitário na gestão Tucana e o altamente rentável no período Petista de gestão. Jogo a você a pergunta: o PT quebrou o Brasil?
Francimar Pires
Fontes:
Comentários
Postar um comentário