O PT QUEBROU O BRASIL? (Parte 9)

O PT QUEBROU O BRASIL? (Parte 9)
O tempo passa e o discurso de que o PT quebrou o Brasil continua a se proliferar nos debates nos meios políticos. Recentemente ouvi o Senador Magno Malta, homem que ganhou a vida vendendo as falsas esperanças da Teologia da Prosperidade, e continua vendendo falsas esperanças, defendendo esta tese, que carece de base teórica.
Vejamos mais alguns dados, números de um Brasil quebrado pelo PT.
Em 19 de Novembro de 2016 completou-se seis décadas do primeiro carro fabricado no Brasil sob as regras de nacionalização. Era uma DKW Universal Station de origem nacional (posteriormente batizado de DKW Vemaguet). Teve apenas 156 unidades montadas até o fim de 1956.
O crescimento da indústria automotiva no Brasil aconteceu de forma lenta, sempre dependendo do poder aquisitivo dos compradores e das condições econômicas do país.
Apenas em 1978 conseguimos romper a barreira de um milhão de veículos produzidos por ano.
Houve ciclos bons e ruins do Mercado. A década de 1990 foi marcada por uma grande fase de expansão, a segunda grande fase.
O Brasil precisou de 26 anos para ultrapassar a barreira dos dois milhões (2004). E somente em 2008 chegamos à marca dos 3 milhões de unidades (com grandes recuos em anos subsequentes).
A produção de veículos em um país é, sem dúvida nenhuma, um forte indicador econômico. É possível usar os números da ANTAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) para se verificar o status econômico do país, sabendo-se que, se há fabricação de veículos é porque há mercado, e se há mercado e aumento de mercado é porque houve avanços econômicos, pois a aquisição de um veículo depende dos Créditos estimulados pelo governo, renda melhorada dos possíveis compradores, etc.
Segundo o Estadão, "a produção de veículos em 2003 aumentou 2% em relação a 2002. Em 2003 foram produzidas 1,8 milhões de unidades.
Pois bem,esses eram os números no período FHC.
O G1 traz uma reportagem de subtítulo: "Produção de veículos cresce 9,9% em 2013 e bate recordes, diz ANTAVEA."
E continua: "A produção atingiu a marca de 3,74 milhões de veículos (...). Novo recorde anual." A ANTAVEA chama de "recorde histórico.
Na época, o presidente da ANTAVEA, Luiz Moan disse: "Estamos permanecendo no patamar de 4o maior mercado do mundo."
Lembrando que em 2013 o Brasil estava na era PT.
O PT quebrou o Brasil?
Francimar Pires
FONTES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HUMBERTO GESSENGER E SUAS PREFERÊNCIAS POLÍTICAS

DAVI: GRANDE REI, PÉSSIMO PAI

O PENSAR