O PT QUEBROU O PAÍS? (Parte 8)
O PT QUEBROU O PAÍS? (Parte 8)
Ainda dentro da discussão política no Brasil entre a Direita e a Esquerda, os discursos da Direita contra a Esquerda, vez por outra aparece essa premissa: o PT quebrou o Brasil.
Os discursos são inflamados. De um lado os acusadores jogam sua verborragia e do outro lado, os defensores da Esquerda chama a atenção aos dados. Vejamos outro dado econômico.
A Caixa Econimica Federal é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública do Governo Federal Brasileiro, com ppatrimónio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília (DF) e com filiais em todo o território nacional. É uma pessoa jurídica autônoma vinculada ao Ministério da Fazenda.
Integra o Sistema Financeiro Nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal.
Foi criada em 12 de Janeiro de 1861 pelo Imperador Dom Pedro II com o nome Caixa Economica da Corte. E hoje em dia é o maior banco público da América Latina.
Sua missão: "Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceiro estratégico do Estado Brasileiro".
Em 28 de Fevereiro de 2003, o jornal O Estadão, analisando os lucros da CEF em 2002, dentro do Governo Tucano de Fernando Henrique Cardoso, traz a notícia: "Caixa Econômica Federal (CEF) registou lucro líquido de R$ 1.081 Bilhão em 2002". Houve uma alta na abrangência do mercado de 30,6% no mercado, o que é uma boa margem de crescimento.
Já em 26 de Março de 2014, analisando os lucros da Estatal em 2013, em Gestão Petista de Lula, o G1 Economia traz a notícia: "Caixa Econimica Federal (CEF) tem lucro líquido de 6,7 bilhões em 2013". Isso equivale a uma aumento de 19,2%. No mesmo ano o Banco registou um crescimento patrimonial de 13,8%.
Apesar do governo Tucano ter dado à CEF condições de crescente notório e inquestionável, o lucro líquido da Empresa ainda ficou bem abaixo das receitas deixada pela gestão Petista.
O PT quebrou o Brasil?
Francimar Pires
Fontes
Comentários
Postar um comentário