PECADO, VOLTA DE JESUS E SALVAÇÃO

PECADO, VOLTA DE JESUS E SALVAÇÃO

INTRODUÇÃO

De fato são três dogmas essências ao Cristianismo. E se o judaísmo não os têm deve haver motivos que justifique. E eu diria que o simples fato da recusa de reconhecer o Novo Testamento como continuação da revelação feita, outrora, aos pais, pelos profetas(Hebreus 1:1-2) acaba influenciando em uma abordagem diferenciada. Produzi-se uma hermenêutica monodescritiva, ou seja, tendo apenas um dos dois Testamentos.

PECADO

É improvável fé cristã sem a doutrina do pecado. A terminologia do Antigo Testamento nos ajuda. Vejamos:

1. Hatta'th


Aparece 293 vezes no Antigo Testamento e seu significado básico é "errar o alvo". O emprego teológico enfatiza um ato, uma atitude, um estilo de vida que se desvia do que Deus traçou como meta, alvo. Daí pecado seria aquilo que falta em cumprir o padrão divino.

Levítico 5:5


Deverá, pois, quando for culpado numa destas coisas, confessar aquilo em que houver pecado (Hatta'th).


Salmo 51:4


Contra ti, contra ti somente pequei (Hatta'th ) ...


Salmo 51:5


Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado (Hatta'th) me concebeu minha mãe.

2. 'Awon


É um termo profundamente religioso. Ocorre 229 vezes. Quase sempre traduzida como "iniquidade".

Génesis 15:6


... porque a medida da iniqüidade ('Awon) dos amorreus não está ainda cheia.


Isaías 43:24


... mas me deste trabalho com os teus pecados (Hatta'th), e me cansaste com as tuas iniqüidades ('Awon).

Assim, 'awon, em seu sentido teológico,  vai além de Hatta'th, pois comunica a noção adicional das intenções ofensivas.

3. Pesha'


Aparece 135 vezes e significa violação deliberada, premeditada, obstinada de uma norma ou padrão. Também designa a recusa em se submeter à autoridade legítima. A palavra é usada para se referir a uma violação de contrato, quebra intencional de um acordo.

Jó 34:37


Porque ao seu pecado (Hatta'th)  acrescenta a rebelião (Pesha')...


Isaías 1:2


... Criei filhos, e os engrandeci, mas eles se rebelaram (Pesha') contra mim.


Jeremias 3:13


Somente reconhece a tua iniqüidade ('Awon): que contra o Senhor teu Deus transgrediste (Pesha'), e estendeste os teus favores para os estranhos debaixo de toda árvore frondosa, e não deste ouvidos à minha voz, diz o SENHOR.

4. Resha'


Significa literalmente "turbulência", "desassossego". E aparece 30 vezes. É usada para descrever o estado dos perversos, que "são como o mar agitado, que não se pode aquietar (Isaías 57:20). O termo significa literalmente "deslocado", "solto".

Nesse sentido, o termo pode se referir à condição oscilante dos ímpios que são lançados para a frente e para trás e vivem em confusão.

Êxodo 9:27


Então Faraó mandou chamar Moisés e Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei (Resha')...


Provérbio 25:5


Tira o ímpio (Resha') da presença do rei, e o seu trono se firmará na justiça.

Resha' designa o sentido do perverso quando culpado de um crime.

O vocabulário do Antigo Testamento para pecado é sobretudo de natureza teologica, embora empregado em diversos contextos da vida comunitária. No geral, pecado é fracasso, desvio, tortuosidade e rebelião para com as normas divinamente prescritas e as expectativas divinas. Pecado é "errar o alvo", é ficar aquém das expectativas divinas. É um ato cometido contra Deus. Envolve uma vida fora do eixo. É uma rejeição de Deus.

O capítulo 3 de Gênesis descreve a Queda inicial do homem, uma mudança de relação. E já temos no capítulo 4 o primeiro homicídio registrado na Bíblia. "Eis que o pecado jaz à porta..." (Gênesis 4:7). Sem explicações filosóficas ou teológicas, o texto já sugere de pronto uma mudança de relação. Deus os encontrava todos os dias "pela viração do dia" (Gênesis 3:8), mas, num dia diferente, o casal já não estava no lugar de sempre. "Tive medo" (Gênesis 3:9), foi a resposta do homem. Não era descrito o medo antes disso. A exclamação "tive medo", denota algo novo. As descrições posteriores por parte de Deus revelam um Grande Problema.

Negar o pecado e sua origem é negar a própria natureza humana.

VOLTA DE JESUS

Negar a Volta de Jesus é negar todo o Cristianismo, seja qual for a concepção que se tenha. É negar o próprio Jesus, os Apóstolos e uma plêiade de homens que esperaram e que viveram sob a esperança deste evento.

O proprio Jesus predisse o Seu retorno:


João 14:1-3


"... Voltarei..."


Lucas 21:27


"... Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória."


Hebreus 9:28


"... Aparecerá segunda vez."


Tito 2:13


"... Bendita esperança..."


Judas 14


"... Eis que vem o Senhor entre suas santas miríades..."

Existe uma enormidade de textos que garantem o Retorno glorioso de Jesus Cristo.

SALVAÇÃO

O próprio nome de Jesus carrega Sua missão:


Mateus 1:21


"... E lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles."


Atos 4:12


"E em nenhum outro há salvação..."

Quando o carcereiro pergunta "senhores (Paulo e Silas), que devo fazer para que seja salvo?", a resposta foi: "Crê no Senhor Jesus..."

CONCLUSÃO

Três doutrinas ou ensinamentos ou dogmas inegociáveis dentro do Cristianismo, mas pelo conteúdo expresso nas Escrituras. É impossível haver consenso em formas, visões quanto aos três pontos, como dentro de outras religiões (judaísmo e Islamismo), mas dentro do cristianismo é impossível questioná-los. Se o judaísmo questiona talvez seja por não reconhecer o Novo Testamento como continuação da Revelação proposta por Deus no Antigo Testamento.

Francimar Pires

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