ADÃO E EVA: O PRIMEIRO AMOR
ADÃO E EVA: O PRIMEIRO AMOR
INTRODUÇÃO
Todo mundo conhece o enredo: o homem e a mulher, a árvore, o fruto proibido, a serpente e as folhas de figueira. Esses elementos fazem de Adão e Eva um dos casais mais conhecidos da história.
"E viu Deus que era bom"
Essa simples frase, repetida sete vezes no primeiro capitulo do Gênesis, fornece a afirmação de nosso Senhor de que a Criação é, de fato, positiva.
Gênesis 2:28 - Duas Metades
1. Quando uma pessoa recebe alguém que o auxilie, isso implica que há algo faltando, algo deficiente. Esse alguém que auxilia não é subserviente àquele que está auxiliando, mas, pelo contrário, oferece o que falta no outro. Juntos, os dois fazem o par perfeito porque cada um se doa ao outro. Assim, uma nova união se forma.
2. Por meio da história de Adão e Eva, descobrimos que Deus literalmente dividiu o homem pela metade para formar uma companheira para ele. Eva era a outra metade de Adão. Os corpos deles foram desenhados para complementarem um ao outro. Eva compensava o que faltava em Adão e o completava de todas as maneiras.
3. Ao desposar Eva, Adão encontraria a completude, a unidade e a totalidade. Adão finalmente soube que tinha encontrado seu "outro eu".
Gênesis 2:24 - O Casamento
1. Adão e Eva dependem um do outro para serem completos.
2. A história de Adão e Eva é uma história de Amor, nascida no coração de Deus e refletida na carne, nos ossos, na alma e no sopro desses dois seres humanos - os primeiros amantes do mundo.
3. Adão poderia se doar completamente para a mulher. Ela poderia se doar para ele. Adão poderia amar apenas Eva e aquele amor teria como fruto uma criança. Esse amor erótico deseja não apenas a união conjugal, mas o ser como um todo. Esse é o amor que resulta em uma comunhão total.
4. Da mesma maneira que Deus deu o sopro de vida para Adão, a união de um homem com uma mulher também cria uma nova vida. O amor conjugal de doação deles seguia o modelo de amor de Deus por nós.
Gênesis 3:1 - A Tragédia
1. Deus caminhava pelo jar
dim, ao cair do dia. É natural presumir que Deus caminhava todas as tardes, ao cair do dia, antes do pôr do sol.
2. Satanás plantou a semente da dúvida. "Não comereis de toda a árvore do jardim?". Aí ele lançou a mentira: "certamente não morrereis" (v.4).
3. O resultado foi não apenas o simples rompimento de uma ordem, mas também, o rompimento de relações. Três relações foram destruídas:
A. Adão/Eva com Deus- "esconderam-se"(v.8)
B. Adão com Eva
C. Consigo mesmo
4. O pecado teve um impacto maior na relação que Adão e Eva tinham um com o outro. O que havia começado com êxtase e satisfação total terminou com cada um deles apontando o dedo para o outro em acusação.
Gênesis 3:6 - A Responsabilidade
1. Ele estava ao lado de Eva e, ainda assim, não fez nada para protegê-la. Nenhuma palavra de advertência, nenhuma palavra para impedi-la de desobedecer a Deus. Nenhum enfrentamento direto com a serpente. Nenhum pedido pela ajuda de Deus. Que Covardia!
2. O fracasso de Adão em proteger Eva foi um fracasso em amar.
Gênesis 3:9 - onde estás?
1. Não se trata de uma questão direcional. Trata-se de uma questão relacional. Onde está você em ralação a mim?
2. Adão e Eva resolveram se esconder de Deus, ao passo que Deus os estava procurando. Deus nunca lhes virou as costas.
3. Se cobriram com folhas de figueira. As folhas de figueira com as quais eles se cobriram serviram como um símbolo externo de um problema interno: o medo e o quebrantamento deles perante Deus e perante um ao outro.
4. Quando o pecado, como o expresso no egoísmo, na arrogância e no orgulho, entra em cena, continuamos a nos esconder de Deus, a agir covardemente, a culpar um ao outro e até mesmo a culpar Deus pelas falhas que existem no mundo.
5. Por conta do pecado, não queremos que as pessoas vejam quem realmente somos- humanos imperfeitos. Tentamos escapar da realidade de nossos pecados definindo e cobrindo nossos corpos com objetos e com feitos. Podemos ser inteligentes em esconder nosso verdadeiro EU um do outro, mas a causa original da vergonha permanece a mesma.
6. As consequências do pecado nos leva a usar um ao outro em vez de amar um ao outro. O pecado arruinou e continua a devastar as belas relações de amor que Deus planejou para que desfrutassemos desde o início.
7. A história de Adão e Eva terminou com a expulsão do jardim, e os primeiros pecadores do mundo deram à luz ao primeiro assassino do mundo.
CONCLUSÃO
Romanos 5:8 - Há Esperança
1. A má notícia é que não há nada que possamos fazer sobre o problema do pecado. A boa notícia é que Deus pode e fez algo para nos livrar do pecado e de suas consequências. Como cristãos, acreditamos que a punição pelo pecado de Adão e Eva foi pregada na Cruz.
2. O que Deus fez por meio de Jesus nos oferece a oportunidade de voltar ao começo, de volta a maneira como as coisas deviam ser. Nossas vidas, nossos relacionamentos, nosso mundo foi redimido pela morte e pela ressurreição de Jesus.
3. Adão e Eva nunca mais voltaram para o jardim, mas, em certo sentido, nós podemos voltar. Ainda temos uma escolha a fazer.
Allan F. Whight
Comentários
Postar um comentário