DANIEL: O PROFETA ESCRITOR
DANIEL: O PROFETA ESCRITOR
INTRODUÇÃO
A. Título
O livro recebeu o seu título do nome do seu principal personagem: DANIEL. A prática de chamar um livro pelos seus heróis principais era uma pratica comum no Antigo Testamento. A exemplo temos Josué, Samuel, Ester, Jó, Esdras, Neemias, etc. O titulo não indica necessariamente a autoria.
B. AUTORIA
A opinião tradicional, tanto de judeus como de cristãos, é que o livro foi escrito no VI a.C. e que Daniel foi o seu autor. E os argumentos são:
DESENVOLVIMENTO
1. AS REIVINDICAÇÕES DO LIVRO
A. O profeta Daniel fala na 1a pessoa do singular em muitas passagens:
a. 8:1-7 > (1) "eu, Daniel, tive uma visão"... "eu tivera a princípio"; (2) "quando a visão me veio"... "pareceu-me estar eu" ... "vi que estava junto ao rio Ulai; (3)"levantei os olhos e vi"; (4) "vi que o Carneiro dava marradas"; (5) "estando eu observando"; (7) "vi-o chegar perto do carneiro".
b. 8:13-14, 27 > (13) "ouvi um santo que falava"; (14) "ele me disse"; (27) "eu, Daniel, enfraqueci e estive enfermo"... "me levantei e tratei dos negócios do rei".
c. 9:2-22 > ver
d. 10:2-5 > (2) "eu, Daniel, pranteei"; (3) "manjar desejável não comi"... "nem vinho entraram na minha boca"... "nem me ungi com óleo"; (4) "estando eu à bordo do grande Tigre" (5) "levantei os olhos e olhei".
B. O fato de haver secções em que o autor s refere a si mesmo na 3a pessoa do singular não é de estranhar (1:6-11, 17, 19, 21; 2:14-20 etc). Obras da antiguidade têm o mesmo mecanismo (Ecl 1:1-2; 12:9-10).
2. O AUTOR BEM FAMILIARIZADO COM A HISTÓRIA
Somente um homem do século VI a.C., bem versado nos negócios de Babilônia poderia ter provido alguns dos fatos históricos encontrados no livro:
A. A prática da aculturação Babilônica no Capítulo 1
B. A hierarquia Babilônica no Capítulo 3:2,3
3. O TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO
Citando uma passagem do Livro de Daniel, Jesus menciona "o abominável da desolação" (Mat. 24:15).
O LIVRO DE DANIEL SE DIVIDE EM DUAS PARTES:
A. Histórica (1-6)
B. Profética (7-12)
Francimar Pires
Texto adaptado do Comentário Bíblico Adventista
Comentários
Postar um comentário