DEUS NOS CONVIDA- SALMO 95

DEUS NOS CONVIDA- SALMO 95

INTRODUÇÃO

Existe dois tipos de convites: os bons e os ruins. Os bons convites seriam: convites a um aniversário, convites a um casamento, convites a uma festa, etc; os maus convites são: convites a uma briga, convites para usar droga, convites para beber, etc.

Pessoas especiais recebem convites especiais para fazer coisas especiais; boas pessoas recebem bons convites.

Deus nos faz quatro convites:

I - DEUS NOS CONVIDA A CANTAR (V.1)

1. "Quem canta seus males espanta".


Este ditado popular bem poderia ser um provérbio bíblico, tamanha é a verdade que nele se encerra. Cantar alivia a alma, desestressa, traz alegria, paz, tranquilidade. Mas também, é bem verdade, que a música pode nos trazer outros tipos de sentimentos (ruins). Porém, o convite de Deus é para cantarmos "ao SENHOR" e para cantarmos um cântico jubiloso, alegre.

2. "Ter sempre um cântico no coração".


Essa é uma lei dos Desbravadores. Esta lei orienta aos Desbravadores a contar sempre com um cântico para os auxiliar na pureza. A orientação é para "ter sempre", constantemente guardar um cântico no coração. Assim, passaríamos pelos momentos ruins com mais vigor, força e alegria.

3. "Quem canta, ora duas vezes".


Esta é uma frase de Santo Agostinho que valoriza o cântico e o transforma em oração. Um cântico religioso bem pode ser equiparado a uma oração. Eu diria que cantar é orar. Portanto, quem canta, ora. O conselho divino é que cantemos.

II - DEUS NOS CONVIDA A CELEBRAR (V.1)

1. Temos a salvação como motivo.


Somos salvos da prisão do pecado. Não mais escravos do pecado. Não mais filhos das trevas. Não mais mortos em nossos pecados. Agora, livres, vivos, iluminados. E isso já nos é um bom motivo para nós celebrarmos e com alegria e com cânticos.

2. Temos a igreja para compartilhar.


A igreja é definida como o lugar onde os santos se encontram e juntos celebram a salvação. Podemos deduzir que a igreja é um lugar de celebração, de festa, de alegria. E esses momentos devem ser compartilhados uns com os outros.

3. Temos o céu a participar.


Nosso lugar não é aqui. Esse mundo não é nosso lar. Jesus nos prometeu um céu, onde a justiça morará junto connosco. E é grande motivo de alegria o poder participar deste nosso novo lar e nos beneficiar da presença de nosso Senhor e da ausência do Mal.

III - DEUS NOS CONVIDA A ENCONTRÁ-LO (V.2)

1. Na Bíblia


Deus se revela de várias maneiras e uma dessas maneiras é através da Bíblia Sagrada. A Bíblia é a Palavra de Deus. São os pensamentos de Deus feitos em linguagem humana e registadas por escrito. Na Bíblia, temos acesso à vontade de Deus, aos seus pensamentos, à Sua soberania. Ler a Bíblia é se encontrar com Deus.

2. Na oração.


A oração é uma via de mão dupla. Conversamos com Deus através da oração mas Deus também usa a oração para falar connosco. O problema é que nos acostumamos a usar da oração como um monólogo, e saímos sempre antes de Deus falar. A oração é um lugar de encontro com Deus.

3. Na igreja.


Como a igreja é o ligar dos salvos, o lugar dos filhos de Deus e lá Deus se faz presente, a igreja também se torna um lugar de encontro. O problema é que usamos a igreja apenas para nos encontrarmos uns com os outros e o convidado especial fica de fora. A igreja é o lugar onde Deus passeia e nos convida a passear com Ele.

IV - DEUS NOS CONVIDA A ADORÁ-LO (V.6)

1. Com a nossa vida.


Entendemos adoração de uma maneira muito limitada, achando que adorar a Deus só acontece quando cantamos ou quando estamos na igreja. Adoração é uma forma de vida, um estilo de vida, uma filosofia de vida, uma cosmovisão. Adoração é uma vida inteira e completa nas mãos de Deus.

2. Com nossos bens.


Tudo o que somos e tudo o que temos é do Senhor e O devermos adorar com o que somos (a vida) mas também com o que temos (nossos bens). O que fazemos com nossos bens define quem nós somos e a quem servimos.

3. Com nosso serviço.


De quem nós somos define o que fazemos. Se somos do Senhor fazemos coisas para o Senhor. E a isso chamamos Serviço. Serviço é um ato de adoração. Servimos a quem adoração e adoramos a quem servimos.

CONCLUSÃO

Deus nos convida a cantar, a celebrar, a encontrá-lo e a adorá-lo.

APELO

Vinde:


Cantemos com júbilo


Celebremos o que Ele fez por nós


Encontremo-nos com o Senhor


Adoremos ao Deus que nos criou



Francimar Pires


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HUMBERTO GESSENGER E SUAS PREFERÊNCIAS POLÍTICAS

DAVI: GRANDE REI, PÉSSIMO PAI

O PENSAR