A Preexistencia do Homem (parte 1)
A Preexistencia do Homem (parte 1)
Introdução
Vira e mexe doutrinas heterodoxas voltam do passado e causam as mesmas confusões que causou no passado. Doutrinas que já foram rechaçadas pelo cristianismo ortodoxo estão sempre ressurgindo e sempre precisando de ser combatidas. Algumas dessas doutrinas nasceram da filosofia grega e são tão fortes que acabaram entrando dentro da ortodoxia. Um exemplo claro é a doutrina da imortalidade da alma.
O doutor Berlkof analisa, em sua Teologia Elementar, três pontos sobre a doutrina da preexistência da alma: (1) não tem base bíblica; (2) é fruto da visão dualiasta da filosofia platônica e neoplatônica e (3) não há lembrança de um estado anterior na pratica, só especulação.
O doutor Strong, em sua Teologia Sistemática, no segundo volume, na página 59, define o Traducionismo nos seguintes moldes: "A raça humana foi criada imediatamente em Adão e, com relação tanto ao corpo como à alma, propagou-se a partir dele por geração natural e todas as almas deste Adão são apenas mediatamente criadas por Deus, o Sustentador das Leis de propagação que foram originalmente estabelecidas por Ele".
Duas teorias: (1) origem antecipada a criação e (2) origem no ato da criação.
Os partidários da teoria antecipada à criação temos Origenes, Scotus Erigena e Júlio Muller, além de Platão, Plotino e Filo de Alexandria. O defensores da origem da alma no ato da criação temos: Tertuliano, Rufino, Apolinario, Gregório de Nissa, Lutero, H. B. Smith, Augustus Hopkins e Charles Ryrie.
A Origem da Alma antes da Criação
Origenes é considerado o maior dos pensadores cristãos. Nascido por volta de 184 d.C., no Egito, provavelmente em Alexandria. De um pai convertido ao cristianismo, estudou filosofia com Amônio Sacas, que também foi mestre de Plotino.
Origenes defendia a preexistência da alma antes do corpo. Por defender tanto essa crença, foi acusado de defender a doutrina platônica da Transmigração da alma (ou reencarnação).
Tudo ganha força com Platão, que divide a Alma em três partes: (1) o lado racional, localizado na cabeça, responsável pela razão e o raciocínio; (2) o lado irascível, localizado no coração, responsável pelas emoções fortes como ciúmes, raiva, ódio, inveja, etc; e (3) o lado concupiscênte, localizado no baixo-ventre, que seria tudo de ruim no pensamento humano, tudo de animalesco.
A origem da alma no ato da criação
Filo de Alexandria ensinava que Alma é separada do corpo. Dizia ele: "Quando estamos vivos, nosso corpo está vivo embora nossa Alma esteja morta e enterrada no corpo como que num túmulo. Mas, se ele (o corpo) morrer, então a nossa Alma viverá a sua própria vida, sendo libertada do corpo mau e morto no qual está confinado". Para Filo, a Alma sendo eterna já estia antes do corpo e continua depois de sua morte.
Gregório de Nissa ensinou que "o homem reconhece dentro de si o reflexo da luz divina purificando seu coração, volta a ser, como era no início, uma imagem límpida de Deus, beleza exemplar" (Oratio Catechetica VI). A Alma é o elo sagrado que proporciona ao homem a contemplação de Deus e é dada, no ato da concepção, segundo o Bispo Gregório. A Alma é "raios luminosos que descendem da natureza divina" ( De Beatitudibus). Para Gregório, a história de cada Alma é a de um amor que é acumulado em cada ocasião, e que ao mesmo tempo está aberto a novos horizontes, pois Deus dilata continuamente as possibilidades da alma para torná-lo capaz de bens sempre maiores (In Psalmos II), "não trata de conhecer algo de Deus, mas de ter Deus em si" ( De Beatitunibus VI).
Para Lutero, "a Alma é a forma substancial do corpo humano".
Conclusão
A doutrina da imortalidade da alma e a origem da alma já está, a um bom tempo, sendo questionado largamente por ramos da ortodoxia reformada e sendo vista como uma invasão da filosofia grega na cosmovisão bíblica. O nome mais forte entre os que denunciam tal invasão é Oscar Cullmann. Em seu livro Imortalidade da Alma ou Ressurreição do Corpo? Ele faz um paralelo entre o que diz a Bíblia é o que diz a filosofia grega.
Portanto, não é estranho constatar grupos cada vez maiores questionando a imortalidade da alma mas também cresce o número dos que ainda defendem tal ideia e distorcem o texto sagrado para defender a imortalidade da alma e a sua preexistência. Veremos o que diz a Palavra do Senhor.
Francimar Pires
Fonte
Teologia Elementar de Bancroft
Teologia Sistemática de Strong vol. 2
https://www.google.com.br/amp/s/marceloberti.wordpress.com/2009/02/11/origem-da-alma/amp/
https://sites.google.com/site/teologianapratica/pre-existencia-do-homem
http://www.cacp.org.br/o-mormonismo-e-a-preexistencia-do-homem/
https://solascriptura-tt.org/AntropologiaEHamartologia/AntropologiaDoutrinaHomem-Helio.htm
http://www.cacp.org.br/a-alma-existe-antes-de-sua-concepcao/
https://www.google.com.br/amp/s/conhecerepensar.wordpress.com/2017/01/24/origenes-e-sua-nocao-de-preexistencia/amp/
https://www.google.com.br/amp/s/filosofonet.wordpress.com/2011/06/18/a-teoria-da-alma-em-platao/amp/
https://m.brasilescola.uol.com.br/filosofia/imortalidade-alma-platao.htm
https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2005442
https://www.google.com.br/amp/s/www.veritatis.com.br/sao-gregorio-de-nissa/amp/
https://www.jba.gr/Portuguese/As-origens-da-doutrina-da-imortalidade-da-alma.htm
Comentários
Postar um comentário