JESUS É UM NOME PAGÃO?

JESUS É UM NOME PAGÃO?

De acordo com o Dicionário Aurélio (ed. de 2004),  nome é uma forma de designar ou identificar, nomear alguém, ou alguma coisa. Nome também é um título a que a passoa tem por direito. De acordo com a Bíblia, o Messias prometido tem mais de um nome:

Isaías: 9: 6
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz."

Os israelitas do tempo de Josué e Moisés falavam e escreviam Yehosua, confirme o texto Hebraico de Josué 1:1; já no tempo de Esdras e Neemias pronunciavam e escreviam Yeshua, confirme Neemias 8:17; já os efraimitas, confirme relatado no livro dos Juizes 5:5-6, pronunciavam Yehosua, sem o som do "shin" por questão de sotaque; os judeus, na septuaginta, 200 anos antes da Era Comum, transcreveram Iesous, conforme Josué 1:1; Esdras 5:2; Neemias 8:17; e outros; e assim consta nos Manuscritos Gregos do Novo Testamento.

Flávio Josefo usou a forma grega Iesous para o nome de Jesus várias vezes. A obra Antiguidades Judaicas foi escrita em grego, embora haja teses contrárias. E Josefo é considerado autêntico pela maioria dos estudiosos judeus.

O Islã, no Corão, escreve, em Árabe, Ishá, para o Nome Hebraico de Jesus, mas a tradução autorizada pelo Centro Islâmico do Brasil transliteram como Jesus sem considerar isso uma adulteração do nome.

Jerônimo transliterou Iesus para o latim na Vulgata. Levando-se em conta que Jerônimo era um profundo estudioso dos idiomas Bíblicos e conhecedor da arte da escrita fez uma aproximação do nome para o dialeto a que se propunha traduzir.

Já na Enciclopédia Judaica registra o nome Hebraico Yehoshua, transliterado como Jesus (ver verbete Jesus na Encyclopaedia Judaica CD-Rom version 1.1).

O fenômeno da escrita e pronúncias diferentes é parte da história natural dos idiomas. O nome Jesus passou pelo mesmo processo sem perder o referencial. Tentativas e elucubrações em direção a uma aglutinação de termos e mistura de idiomas que resultam em um nome pagão para Jesus parece ferir as regras clássicas da linguística.

Francimar Pires

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HUMBERTO GESSENGER E SUAS PREFERÊNCIAS POLÍTICAS

DAVI: GRANDE REI, PÉSSIMO PAI

O PENSAR