A Bíblia Sagrada
A Bíblia Sagrada
Um livro que venceu as adversidades da história. Queimado, destruído, quase extinto em alguns continentes. O livro de Deus rasga a história vitorioso. Reis que o perseguiram passaram mas o livro sagrado continua.
Durante a história, homens, comunidades, dedicaram a vida a proteger, a divulgar o conteúdo Santo. Exemplos dos Valdenses, que dedicaram a vida a divulgar o livro sacro.
Estudo
2 Timóteo: 3. 16. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça.
Quando Paulo escreveu esse texto não havia ainda o conjunto de livros do Novo Testamento. Portanto, quando Paulo disse que "Toda a Escritura é divinamente inspirada por Deus..." ele estava se referindo ao Antigo Testamento, e o Antigo Testamento é proveitoso para o ensino, para a repreensão, para a correção, e para instruir na justiça.
Lucas: 24. 27. E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
Aos discípulos de Emaús Jesus dirige essas palavras "começando por Moisés", ou seja, pelo Pentateuco, os cinco primeiros livros, cujo a autoria é dedicada a Moisés, e os "profetas" são os escritos dos profetas. Ou seja, Jesus da um estudo Bíblia. E qual Bíblia Jesus usou? Jesus usou o Antigo Testamento.
Mateus: 22. 29. Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus.
Nosso maior erro como cristã é não conhecer as Escrituras. Quando Jesus fez essa observação não havia nenhum livro escrito do Novo Testamento, portanto Jesus estava falando do Antigo Testamento.
João: 5. 39. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim.
Este é um conselho de Jesus. Examinar é procurar, garimpar. E as Escrituras de que Jesus fala nesse texto é o Antigo Testamento. E ele acrescenta que nas Escrituras do Antigo Testamento se encontra a vida eterna porque elas, as Escrituras do Antigo Testamento, testificam de Jesus.
Agora eu tenho uma dúvida? Com todos esses textos, como pode alguém dizer que o Antigo Testamento passou? Dizer que o Antigo Testamento já não vale mais para o cristão. E que vivemos no Novo Testamento é o Antigo já passou... !?
Paulo, no passado, ao fundar a igreja em Tessalônica e em Beréia faz uma grande distinção entre ambas.
Atos dos Apóstolos: 17. 11. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.
Eles examinavam as Escrituras. Como ainda não havia um corpo de livros formados no Novo Testamento, eles, os bereianos examinavam o Antigo Testamento.
Que tipo de cristãos estamos sendo? Cristãos Tessalonicensses, que aceitam qualquer verdade sem pesquisar? Ou somos cristãos Bereianos, que pesquisam tudo para ver se as coisas são de acordo com as Escrituras?
Francimar Pires
Comentários
Postar um comentário