ELIAS E UM MINISTÉRIO DA FAMÍLIA

ELIAS E UM MINISTÉRIO DA FAMÍLIA

INTRODUÇÃO

1. O mundo moderno visa neutralizar a força da família. A cada dia que passa a família se enfraquece mais. A televisão está sempre mostrando filhos desobedientes, país irresponsáveis, mães desonestas, famílias desorganizadas, e isso acaba influenciando de forma negativa.

2. O sistema educacional falha em ensinar valores, tanto para pais como para filhos. O sistema nem forma, nem informa, muito menos educa.

3. A religião também perdeu sua credibilidade. Religiosos envolvidos em escândalos. Igrejas crescendo às custas da pobreza humana. Mega igrejas luxuosas. Pastores ricos.

4. O que fazer?

MALAQUIAS 4:5-6

1. O texto anuncia que Alguém enviará alguém. Esse primeiro Alguém é o SENHOR. Deus, antes do "grande e terrível dia do Senhor", enviará alguém.

2. O segundo alguém é o "profeta Elias". Quando Malaquias escreveu esse texto, Elias, o profeta, já tinha sido arrebatado em uma Carruagem a uns 600 anos. Ele, agora, anuncia que Deus, antes do "grande e terrível dia do Senhor", enviará o "profeta Elias".

3. Esse texto é uma profecia com duplo cumprimento. Esse texto se cumpriu no primeiro advento, ou seja, na primeira vinda de Cristo ( o "grande e terrível dia do Senhor"). E o "profeta Elias" anunciado foi o profeta João Batista (Mt. 17:12-13).

4. "João viria no espírito e virtude de Elias, para proclamar o primeiro advento de Jesus". G.C., 198
A igreja adventista nos últimos dias, fará a obra de Elias. Antes que venha o "grande e terrível dia do Senhor", anunciará o vinda do Senhor.

5. A missão do "profeta Elias", antes do "grande e terrível dia do Senhor", é converter o "coração dos filhos a seus pais". Ou seja, a missão de Elias é uma missão familiar. Essa é a missão da igreja: salvar famílias.

6. Essa missão é de livramento. É para que o Senhor não "venha e fira a terra com maldição". É para que a família escape do "grande e terrível dia do Senhor".

MATEUS 7:11

1. O texto diz que os pais, por natureza, são maus, egoístas, separados de Deus.

2. O texto diz que, mesmo assim, os pais sabem "dar boas dádivas" aos seus filhos.

3. Jesus usa a imagem do pai terreno para descrever o Pai Celestial. É uma comparação por contraste. Se pais maus dão boas coisas a seus filhos, imagine um Bom Pai!

ALGUNS CONSELHOS PARA OS PAIS

I - OS FILHOS SÃO A GLÓRIA DOS PAIS - PV 17:6

1. A primeira imagem que um filho tem de Deus e transmitida pelo pai. Freud dizia que um pai que passa uma imagem negativa de si mesmo na primeira fase da vida fará com que a criança desenvolva uma imagem negativa de Deus. O contrário também é verdadeiro.

2. O pai, inevitavelmente, o primeiro herói de um filho. Ele o imitará cegamente e terá uma lealdade insta. A fase do super-herói dos 3 aos 6, podendo ir até os 12 anos.

3. Muitos pais desconhecem essa realidade. Muitos pais desgraçam a vida dos filhos.

II - BONS PAIS FIRMAM LIMITES AOS FILHOS - PV 22:28

1. Todo ser humano necessita de limites. Os limites servem como proteção. Os "Marcos antigos" eram os limites de propriedade e demarcações que visavam a proteção das propriedades. Os limites na vida dos filhos é um sinal de proteção para eles. Pais que não estabelecem limites deixam os filhos desprotegidos.

2. Um filho sem limites é um filho desprotegido. Um filho sem limites é um filho que avança em lugares perigosos e corre riscos.

3. A religião é um "Marco antigo". Pais que ensinam religião para os filhos estão protegendo seus filhos de perigos na vida. 

III - BONS PAIS DISCIPLINAM NO SENHOR - EF. 6:4

1. A disciplina visa corrigir o filho, não provocar ira. Nunca se deve disciplinar um filho com raiva. A disciplina tem que produzir amor e mudança.

2. Deus nos ama e nos disciplina. Deus nos disciplina com amor. Só se deve disciplinar quem ama.

3. Pais que não temem a Deus disciplinam e produzem ira, mágoa, rancor, traumas. O padrão do mundo é distorcido. 

IV - CADA PAI, UM FILHO DE DEUS - I JO 3:1

1. A paternidade de Deus é prova de que Ele nos ama. Ele nos ama, por isso somos filhos. Ele nos ama z por isso é Pai.

2. Nossa paternidade deve ter Deus como modelo. É ele quem dita as normas de nossa paternidade. 

3. Uma sociedade melhor se faz com pais melhores, filhos melhores, famílias bem estruturadas com valores e princípios sólidos.

APELO

Quantos desejam ser uma pai segundo o coração de Deus?

Francimar Pires


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HUMBERTO GESSENGER E SUAS PREFERÊNCIAS POLÍTICAS

DAVI: GRANDE REI, PÉSSIMO PAI

O PENSAR