O CRISTÃO NO GOVERNO

O CRISTÃO NO GOVERNO

INTRODUÇÃO

O crente não apenas deve votar em boa consciência, mas também pode ocupar cargos públicos.

DESENVOLVIMENTO

1. O PARECER DE ELLEN WHITTE

"Muitos jovens de hoje, que crescem como Daniel no seu lar judaico, estudando a Palavra de Deus, e aprendendo as lições do serviço fiel, ainda se levantarão nas assembléias legislativas, nas cortes de justiça, ou nos paços reais, como testemunhas do Reis dos reis". Ed., 262.

"Querida mocidade, qual é o alvo e propósito de vossa vida? Tendes a ambição de educar-vos para poderdes ter nome e posição no mundo? Tendes pensamentos que não ousais exprimir, de poderdes um dia alcançar as alturas da grandeza intelectual; de poderdes assentar-vos em conselhos deliberativos  e legislativos, cooperando na elaboração de leis para a nação? Nada há de errado nessas aspirações". Mensagens os Jovens, 36 e 37.

Essa declaração foi feita durante uma palestra de Ellen Whitte, dirigida aos professores e estudantes do colégio de Battle Creek, em 15 de novembro de 1883. Na ocasião, ela continuou explicando as circunstâncias nas quais é próprio aceitar responsabilidades públicas. Mencionou que não devemos nos contentar com realizações mesquinhas, mas lembrou que "o temor do Senhor está na base de toda verdadeira grande. E que "devemos consertar a solidez e pureza de imaculado caráter cristão, mantendo todas as exigências aos reclamos mais elevados do evangelho de Cristo".

E disse mais: "Como discípulos de Cristo, não sois impedidos de empenhar-vos em prossecuções temporais; mas deveis levar convosco a religião. Amparados pelos princípios religiosos, podeis atingir qualquer altura que desejardes".

É indispensável notar que o ato de "atingir qualquer altura", deve ser amparado "pelos princípios religiosos".

Na continuidade da palestra, ela aconselhou: "Nunca, porém, cometais o tão grande crime de perverter as faculdades por Deus conferidas para praticar o mal e destruir os outros, disseminar a ruína moral e a corrupção". Pelo contrário, nossas responsabilidades devem ser "amplamente aceitas, e fiel e conscienciosamente desempenhadas".

Esse discurso de Ellen Whitte foi publicado na Review and Herald de 19 de Agosto de 1884, e está compilado nos livros Fundamentos da Educação Cristã e Mensagens aos Jovens.

2. EM NOSSA HISTÓRIA

Ellen Whitte não elimina a possibilidade de um bom adventista galgar postos oficiais eletivos.

Urias Smith, pioneiro da igreja e redator da Review and Herald por mais de 50 anos, num edital, fala que o "pastor William C. Cage tornou-se prefeito eleito de Battle Creek" (R &H, 11/04/1882. E pena que não sabemos se foi ou não um bom prefeito.

CONCLUSÃO

A igrejas não só estimula o voto consciente como a participação do cristão adventista em eleições de cargos públicos.

A igreja estimula a busca por alivia elevados onde se possa testemunhar das grandezas de Deus onde poucos estão para bem o testemunhar.

Texto adaptado de Horne P. Silva da Revista Ministério de Nov/Dez de 1996.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HUMBERTO GESSENGER E SUAS PREFERÊNCIAS POLÍTICAS

DAVI: GRANDE REI, PÉSSIMO PAI

O PENSAR