O VALOR DA OBRA MÉDICO-MISSIONÁRIA

O VALOR DA OBRA MÉDICO-MISSIONÁRIA

INTRODUÇÃO

Era o ocaso, o anoitecer, do Antigo Testamento. O seu último escritor, o profeta Malaquias, cujo nome significa "Mensageiro", deve ter exercido seu trabalho por volta do ano 425 a.C., período em que profetizou sobre o advento de Cristo, Seu Ministério e Sua obra.

"Mas para vós outros que temeis o Meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em Suas asas; ..." (Malaquias 4:2).

A palavra traduzida por "salvação", aqui nesse verso bíblico, vem do vocábulo hebraico Rapa, que quer dizer "cura", "restauração".

I - A ÊNFASE DO MINISTÉRIO DE CRISTO 

O ministério exercido por Jesus Cristo abordava todas as áreas nas quais a Sua igreja atua hoje:

"É percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades" (Mateus 9:35).

Note os termos: "ensinando ", "pregando" e "curando". Justamente por isso, o Senhor Jesus podia dizer: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10).

Ellen G. Whitte assegura:
"Durante Seu ministério Jesus dedicou mais tempo a curar já enfermos do que a pregar... Ao passar por vilas e cidades , era como uma corrente vivificadora, difundindo vida e alegria" (CBV, 19,20).

A ênfase de Cristo no ministério da cura, da restauração, na obra MÉDICO-MISSIONÁRIA, era tão grande que ao enviar os doze apóstolos deu-lhes as seguintes orientações:
"E, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino de Deus. Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai" (Mateus 10:7 e 8).

Após a ressurreição, enfatizou:
"Se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados" (Marcos 16:18).

A importância de qualquer assunto reside no valor que Cristo dá a esse assunto. E a saúde era fator importante na vida e Ministério do Senhor Jesus.

Não é possível haver religião se não valorizamos aquilo que Cristo valorizava. E o senhor valorizou intensamente a saúde, a cura, a restauração física é espiritual.

"As palavras do Senhor: 'Vinde a mim... E eu vos aliviarei, são uma receita para as curas dos males físicos, mentais e espirituais" (CBV, 115).

II - O MÉDICO NA BÍBLIA 

A palavra "MÉDICO" aparece 13 vezes na Bíblia, sendo 6 vezes no Antigo Testamento e 7 vezes no Novo Testamento. Das 7 vezes em que ela aparece no Novo Testamento, seis estão nos 3 primeiros Evangelhos, sendo 1 vez em Mateus, 3 vezes em Marcos e 3 vezes em Lucas. Todas as referências estão relacionadas com o ministério e obra de Cristo.

A 7 vez em que a palavra "médico" aparece no novo Testamento, que também é a última, é pra identificar um médico pelo seu nome (Col. 4:14).

A - A primeira vez em que Lucas é mencionado pelo nome - Colossenses.

Lucas, provavelmente, é abreviatura para Lucanus (natural da Lucânia, província meridional da Itália), e significa "Terra de Luz, luz, luminoso, iluminado, luzente". Excelentes características para um médico cristão. O Dr Lucas é mencionado pelo nome 3 vezes, todas elas citadas pelo apóstolo Paulo. A companhia de Lucas para o Apóstolo Paulo era sempre um motivo de consolo e Fortaleza; pois como médico-missionário uniu-se ao ministério pastoral, formando um só ministério em Cristo. Provavelmente, Lucas assistia também a Paulo, devido à saúde precária desse apóstolo.

B - A segunda vez em Lucas é mencionado pelo nome - Filemon 4

É incluído entre os colaboradores do apóstolo. Paulo chama de cooperadores todos quanto trabalhavam juntamente com ele pela causa evangelística. E Ali está o médico-missionário Lucas, cooperando na tarefa e pregar o evangelho.

C. O Ministério do Dr. Lucas

O Dr. Lucas tinha convicção do seu chamado, de sua vocação e missão.

Atos 16:10
"Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho".

D. Lucas foi um cooperador valioso.

II Timóteo 4:11
"Somente Lucas está comigo".

"Os poucos amigos que haviam compartilhado dos trabalhos do apóstolo Paulo começaram agora a abandoná-lo; alguns por deserção, outros em missão a várias igrejas. Fígelo e Hermógenes foram os primeiros a sair. Então Demas, descoroçoado pelas densas nuvens de dificuldades e perigos, abandonou o perseguido apóstolo. Crescente foi enviado por Paulo às igrejas da Galácia; Tito à Dalmácia, Tíquico a Éfeso.

"Escrevendo a Timóteo sobre está experiência final do seu ministério Paulo disse: "só Lucas está comigo"... Os serviços de Lucas, discípulo amado e fiel amigo, foram um grande conforto para Paulo, permitindo-lhe comunicar-se com seus irmãos e o mundo exterior" (A.A., 490).

III - A OBRA MÉDICO-MISSIONÁRIA HOJE

Apocalipse 14:6

O evangelho eterno é o evangelho de Jesus. Inclui a obra de Cristo que era a de ensinar, pregar e curar. 

"Na providência do Senhor posso ver que a obra médico-missionária deve ser uma grande cunha de penetração por meio da qual a alma enferma pode ser alcançada" (CSS, 535).

"Devem os médicos lembrar-se de que muitas vezes serão convocados para realizar os deveres de um pastor. Os médicos missionários vêm sob o título de evangelistas" (MS, 249).

"A obra médico-missionária deve ser ligada com o ministério evangélico... Nenhuma linha deve ser traçada entre o genuíno trabalho médico-missionário e o ministério evangélico. Os dois devem ser misturados. Não devem permanecer à parte, cada um deles como um setor separado da Obra. Devem ser associados em inseparável união, assim como a mão está ligada ao corpo" (MS. 240 e 250).

"A obra do verdadeiro médico-missionário é em grande parte uma obra espiritual. Inclui oração e impor das mãos; portanto ele deve ser separado para sua obra de maneira tão sagrada como o ministro do evangelho. Os que são escolhidos para desempenhar a parte de médicos-missionários devem ser separados como tais " (Ev., 546).

IV - QUALIDADE INDISPENSÁVEL EM UM MÉDICO-MISSIONÁRIO 

"Sem mim nada podeis fazer" (João 15:5).

"O maior médico é aquele que anda nas pegadas de Jesus Cristo" (CSS, 544).

Nas pegadas de Jesus: "Eu não vim fazer a minha própria vontade, mas a vontade dAquele que me enviou" (João 6:38).

Andar nas pegadas de Jesus é estar disposto a ir às mais longínquas "cidades e vilas pregando o evangelho do reino, ensinando... E curando toda sorte de doenças e enfermidades"...

Andar nas pegadas de Jesus é assegurar como o próprio Cristo: "Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a minha vida em resgate por muitos (Marcos 10:45).

Andar com Jesus é ter "o mesmo sentimentos que houve em Cristo Jesus, pois Ele, substituindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a Si mesmo Se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homem... A Si mesmo se humilhou tornando-Se obediente até à morte, e morte de cruz" (Filipenses 2:5 a 8).

Andar nas levadas de Jesus é ter a segurança e a convicção do Senhor Jesus, ao dizer: "O Espírito do Senhor está sobre Mim, pois que Me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-Me a curar os quebrantados de coração, e apregoar liberdade aos cativeiro, e dar vista aos cegos, e por em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor" (Lucas 4:18,19).

SOLENE DESAFIO AOS MÉDICOS-MISSIONÁRIOS (CONCLUSÃO)

Cristo Jesus foi o exemplo maior na obra médico-missionária-evangelística: pregando, ensinando e curando nas cidades e povoados.

Lucas, o médico amado, o reluzente, o iluminado, uniu-se aí apóstolo Paulo como um grande cooperador no pioneirismo missionário e esteve ao lado de Paulo até o martírio deste.

Na igreja remanescente, a obra médico-missionária e ministério evangélico devem e precisam estar unidos, sob a direção divina, no trabalho de preparar o caminho para a vinda de Cristo.



OZÉAS DOS SANTOS CARDOSO, Então presidente da União Norte-Brasileira. Sermão proferido por ocasião de uma cerimônia de ordenação de médicos, em Belém, PA. Na revista Ministério de Nov/Dez de 1996.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HUMBERTO GESSENGER E SUAS PREFERÊNCIAS POLÍTICAS

DAVI: GRANDE REI, PÉSSIMO PAI

O PENSAR