COMO ALCANÇAR A MENTE SECULARIZADA
COMO ALCANÇAR A MENTE SECULARIZADA
INTRODUÇÃO
O mundo ocidental representa um formidável desafio para o evangelismo atual. Os enfoques tradicionais em geral têm produzido poucos resultados. Cada vez mais está se tornando difícil atrair grandes multidões. Métodos que foram produtivos no passado, hoje já não mostram a mesma eficácia.
Perguntas provocativas:
1. Onde reside o poder do evangelho nesta época secularizada?
2. É possível ainda ver cidades inteiras sacudidas para Deus, hoje, como acontecia nos dias do Novo Testamento?
3. Como pode o evangelho penetrar na cultura secular?
4. Que poderíamos fazer para influenciar as mentes secularizadas e ganhá-las para Cristo?
O problema do secularismo, o materialismo, e a falta de interesse nos assuntos espirituais, não é novo. O mundo do primeiro século revela assombrosos paralelismos com a sociedade humanista, atéia e sequiosa de prazer da atualidade. A sociedade estava dominada, em grande medida, pela fé filosofia grega, pelo materialismo romano, pelo tradicionalismo judeu e pelas superstições pagãs. No entanto, cheios do Espírito Santo, consagrados à tarefa do evangelismo mundial, os discípulos comoveram o mundo com o poder do evangelho.
I - NO PRIMEIRO SÉCULO
Ao relembrarmos rapidamente o secularismo do primeiro século, vamos notar a forma pela qual o Espírito Santo agiu.
Will Durant, sua obra César e Cristo, descreve a sociedade do Novo Testamento como moralmente decadente, na qual florescia a prostituição, o aborto era prática comum e a homossexualidade era desenfreada. Era uma sociedade estimulada pelos prazeres sensuais.
Sêneca, Filósofo romano disse: "eles vomitam para comer e comem para vomitar".
Teatros romanos superlotado deificavam os atores e atrizes favoritos das multidões. As estrelas do cenário eram os ídolos da sociedade. Os cantores e as bailarinas, que existiam aos milhares, entretinham as multidões. Corridas de cavalo e outros eventos esportivos fascinavam o povo. O encanto hipnótico das competições atléticas cativava os cidadãos. A população, de aproximadamente um milhão de pessoas, considerava a vida humana com assombrosa indiferença. quando Tito dedicou um templo em Roma, encenou grandes batalhas nas quais morreram milhares no que não era mais que um entretenimento desportivo. Os lutadores romanos que competiam por prêmios, com suas armas, não apenas nocauteavam uns aos outros, mas matavam-se barbaramente.
E as posses materiais eram verdadeiros deuses. Adquirir coisas tornara-se a única ambição da vida. Os manipuladores do pensamento filosófico minimizavam a realidade de Deus. Se o secularismo buscava os valores materiais na vida e diminuía a Deus no processo, Roma era, certamente, secular.
Não instante, o evangelho penetrou na sociedade secular. Os corações honestos eram ganhos para o reino, uma vez que o secularismo não mais satisfazia suas mais profundas necessidades.
O secularismo era absolutamente incapaz de suprir a fome íntima de amor, sentida pelo povo. Não dava significado nem propósito, não satisfazia o anelo interior pela eternidade, tampouco assegurava esperança após a morte.
II - A VITÓRIA DA IGREJA
Jesus Cristo prometera a Seus discípulos porção extraordinária de poder espiritual a fim de que pudessem enfrentar o insólito desafio do secularismo romano (Atos 1:8).
Hoje, onde quer que sejam vistos desafios semelhantes, a promessa é a mesma.
Mas, ao que parece, nosso enfoque está mais centralizado nos problemas do secularismo do que no poder do Espírito.
Os pessimistas dizem: A sociedade mais e mais secularizada, e o evangelismo simplesmente não funciona.
Atos 2
Descreve como a pregação cheia do Espírito supriu as necessidades dos corações profanos e deu lugar ao batismo de três mil pessoas.
Atos 4:4
Registra uma inclusão de quase cinco mil pessoas.
Atos 6
Assinala o rápido crescimento da igreja e uma reorganização para facilitar o avanço. Ver o verso 7.
Atos 8
Um crescimento intercultural. Felipe, com o auxílio do Espírito Santo, tocou o coração de um viajante etíope. E Deus abriu as portas para o continente africano.
Atos 10 e 11
O crescimento intercultural prossegue quando Pedro prega a Cornélio, e outra porta foi aberta para o evangelho.
Atos 17
A mensagem penetrou a todas as partes, tocando corações e vidas aos milhares.
Os discípulos transformaram o mundo (v. 6).
Atos 20:20-23 assinala que eles estavam tão motivados que e ensinavam publicamente e de casa em casa. As barreiras ruíram.
Atos 21:20 menciona que milhares que judeus creram em poucos anos.
Atos 20:21 assegura que o Evangelho foi levado a tudo o mundo gentil.
Em rápidos 30 anos, o Evangelho venceu. Uma sociedade totalmente secularizada foi atingida num período de tempo relativamente curto.
III - RAZÕES DO CRESCIMENTO
Como explicar o rápido crescimento da igreja primitiva?
Os próprios discípulos foram conduzidos a um genuíno arrependimento, um relacionamento espiritual e a uma reforma correspondente. Tinham um propósito em comum e o objetivo único de conquistar perdidos para Cristo. Estavam permanentemente conscientes da necessidade de oração intercessória.
Em segundo lugar, pensemos em como o Espírito Santo dirigiu o poder de pensamento dos discípulos, capacitando-os a abrir possibilidades interculturais para o evangelismo. Como resultado, pregação a Palavra tanto em público como em particular, e se ministério era acompanhado de sinais sobrenaturais, maravilhas e milagres.
Sem op retorno do poder pentecostal, não existe forma possível de alcançar homens e mulheres hoje. Por outro lado, precisamos compreender a sociedade secular e sua mentalidade a fim de nos aproximarmos dela com sabedoria. Entender a mentalidade secular nos ajudará a desenvolver melhores métodos para alcançá-la e aplicá-los evangelísticamente nas situações reais da vida.
IV - COMPREENDENDO O SECULARISMO
Para compreender a mentalidade secular, consideremos rapidamente as filosofias que têm formado o pensamento nos últimos duzentos anos.
Uma tríplice questão:
1. De onde venho?
2. Por que estou aqui?
3. Para onde vou?
Essas perguntas têm a ver com a origem, o propósito e o destino da existência humana.
Os formadores do pensamento moderno crêem que descendemos se um princípio impessoal (a teoria da evolução Darwin).
Jacques Monod:
"Unicamente o acaso é a fonte de toda inovação, de toda criação da biosfera. O simples acaso, absolutamente livre, porém, cego, está no princípio do estupendo edifício da evolução".
Jean Paul Sartre:
"Toda a existência nasce sem razão, prolonga-se a si mesma a partir da debilidade e morre por casualidade".
Se realmente é certo que a vida é simplesmente produto de causas fortuitas, então os serem humanos são nada menos que moléculas de proteínas que aumentaram de tamanho. Esse ponto de vista minimiza o pensamento de que somos criados por um Deus pessoal, infinito e amante. Uma ideia confusa sobre as origens conduz a uma idéia também confusa a respeito do significado da vida.
Numa sociedade baseada na cultura evolucionista, a auto-estima será, por natureza, baixa. Como a existência pode ter significado se não estou aqui mais do que por um acidente? Para os secularistas, a vida não tem significado, exceto o aqui e o agora. A ideia de um destino eterno é idiotice.
V - MENSAGEM PARA A CULTURA SECULAR
Possui o adventismo uma mensagem para os milhões que têm abraçado esse ponto de vista secular? Possuímos algo relevante , numa era quando o pessimismo impregnou a cultura de desespero? Podemos falar com profundo sentimento àqueles que estão se afogando na abundância?
Os adventistas do sétimo dia crêem que Deus criou o mundo. Cremos que a ordem e o desígnio vistos indicam a existência de um criador, e que o acaso é incapaz de explicar a complexidade do universo.
Afirmamos que a vida pessoal inteligente sobre o planeta Terra não poderia ter sido produzida pelo impessoal e desprovido de inteligência. Portanto, cremos que o mundo foi feito por um Deus que é o ideal de inteligência, a essência do amor, e o grande arquiteto, um Deus que é infinito.
A fé cristã não é simplesmente um sistema de valores éticos e filosofia moral. É a crença de que Deus Se lançou na arena do desespero humano, para morrer pelos homens e mulheres a fim de redimi-los.
A esperança existe. Cristo breve virá para dar fim ao pecado. O sofrimento, a enfermidade e a morte se renderão ante uma gloriosa manhã. De modo que o adventismo é claramente relevante para a sociedade contemporânea. Fala às necessidades de nosso tempo.
VI - DA TEORIA À PRÁTICA
Como podemos traduzir em ação esta mensagem adventista que supre as necessidades?
Primeira estratégia possível: o evangelismo pessoal. Pessoas são necessárias para ganhar pessoas. O programa não ganham as pessoas; um indivíduo amante é quem desenvolve relações com outros indivíduos, generosamente. Em geral, o povo responde à bondade. A amizade genuína desfaz preconceitos.
Segunda estratégia possível: suprir necessidades. Todo ser humano sente necessidade de algo. Essas carências onde o indivíduo precisa de ajuda.
Segundo o livro A Summary of Qualitative Research of the Unchurched, o secularista tem quatro atitudes negativas básicas diante da igreja.
Em primeiro lugar, sente que a Igreja é demasiado materialista, e que se converteu num próspero negócio comercial.
Em segundo lugar, consideram que a igreja é um tipo de poder dominante, tratando de manipular o pensamento.
Em terceiro lugar, a igreja é hipócrita. O abismo entre o que se ensina e o que se vive é demasiado grande para ser atravessado. Há uma discrepância entre palavras e ações.
E em quarto lugar, a igreja não é relevante, não acompanha as mudanças do mundo; não consegue ser parte da vida real.
Quando consideramos a estratégia de Cristo para alcançar a mente secularizada de Seu tempo, notamos que Ele começava onde o povo estava e não onde Ele estava. Jesus sempre iniciava ministrando com amor às necessidades daqueles com os quais entreva em contato.
Exemplo 1
No início de Seu ministério Jesus notou que dois homens O seguiam, e lhes fez a seguinte pergunta: "Que buscais?" (João 1:38). Parece que Ele sempre faz a mesma pergunta. Através de todo o evangelho de João Cristo responde a essa pergunta. Preocupava-se em descobrir as necessidades no sentido de supri-las.
Exemplo 2
Nas bodas de Caná, o anfitrião da festa estava a ponto de sofrer uma catástrofe social. Jesus supriu uma necessidade de caráter social, ao transformar a água em vinho.
Exemplo 3
As necessidades de Nicodemos, sem embargo, eram espirituais. A religião formal não as satisfazia, e Cristo as supriu, partilhando com ele a necessidade de um novo nascimento espiritual (João 3).
Exemplo 4
A mulher junto ao poço tinha carências emocionais, e Jesus lhe disse que amor do Pai poderia satisfazê-la.
Exemplo 5
O homem junto ao tanque de Betesda necessitava de cura física e a multidão faminta precisava alimentar-se. Jesus satisfez a todos.
Ao suprir necessidades, Jesus rompeu todos os preconceitos da sociedade se Seu tempo. Enquanto as barreiras da oposição iam sendo derrubadas, os corações e as mentes se abriam ao evangelho.
"Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador aproximava-se das pessoas como alguém que lhes desejava o bem. Mostrava-lhes simpatia, atendia a suas necessidades e ganhava sua confiança. Então dizia: 'Segue-Me' (CBV, 143).
A igreja é o povo de Deus preparado para servir, que supre amorosamente as necessidades da vida diária em nome de Jesus. A igreja é o corpo de Cristo, e cada membro possui dons repartidos pelo Espírito Santo para servir. Cada membro do corpo tem muito valor. E Deus deu a cada membro dons que devem ser usados em Seu serviço.
Quando os membros da igreja compreenderem isso, poderão fazer planos para satisfazer as necessidades de amigos e vizinhos. Então haverá uma explosão de interesse no evangelho. Sensibilidade abre ao sofrimento, preocupação pelos outros, demostração de genuíno interesse pelas necessidades do próximo são meios utilizados para ganhar corações.
Ele nos tem outorgado para trabalhar por amigos e vizinhos e dEle temos a garantia de que haverá resultados.
VII - ENFRENTANDO O MITO DA EVOLUÇÃO
Muitas pessoas crêem que a evolução é um fato vc científico comprovado. Concluem que uma crença na Bíblia nega os assim chamados fatos científicos.
Eles pensam: "se o registro do Gênesis está enganado, como posso confiar em qualquer outra porção da Escritura? E se a raça humana está evoluindo para estágios mais elevados de desenvolvimento, por que necessitamos de um salvador?
Há duas leis científicas que questionam totalmente a teoria da evolução:
1. Matéria inorgânica produz matéria orgânica. Não há nenhuma evidência no mundo natural. É uma lei fundamental da ciência que vida produz vida.
2. Semelhantes produzem semelhantes. Dizem que há laços entre duas classes e as espécies de animais. Todos surgem de um tronco comum. Não há provas no mundo natural.
APELO
Somente a bíblia pode dar significado às grandes questões da existência. Ao tratar com as pessoas secularizadas, mostremos a elas que não existe esperança sem Deus.
Mark Finley
Texto adaptado da revista Ministério de janeiro/fevereiro de 1995.
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