TODA A ESCRITURA

TODA A ESCRITURA

"Toda a Escritura é inspriado por Deus e é útil para o Ensino, para a Repreensão, para a Correção e para a Educação na Justiça"

Este texto está na segunda carta de Paulo a Timóteo no capítulo 3, no verso 16. Importantes verdades encontramos neste texto. Vejamos:

1. Paulo diz que TODA A ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS.

Isto quer dizer que não podemos fatiar a Palavra de Deus e selecionar partes que foram inspiradas e partes que não o foram. Toda a Escritura é, como uma corrente, composta de vários elos e cada elo, é inspirada por Deus. De modo a ser impossível selecionar partes e questionar a inspiração de uma parcela da Bíblia.

E outra, quando Paulo escreveu este texto não havia ainda um Novo Testamento para chamar de Bíblia. O que havia era as Escrituras do Antigo Testamento. Portanto, quando Paulo disse que Toda a Escritura é Inspirada por Deus, ele está atribuindo total inspiração aos livros da Antiga Aliança. Lógico, sem descartar o Novo Testamento ainda em produção.

Sendo assim, não se pode jamais afirmar que o Antigo Testamento já está desatualizado e que vivemos na Nova Aliança, portanto, o Antigo Códico passou. Jamais! A mesma inspiração que repousa sobre o Novo Testamento também repousa (e não repousou) no Velho Testamento.

Temos, portanto, o mesmo grau de inspiração entre os dois Testamentos. O que temos de diferente nas duas Alianças são as finalidades, os objetivos, os propósitos. Cada uma das Alianças servem a um propósito específico. Mas uma não exclui a outra e uma não foi trocada pela a outra.

θεόπνευστος é a palavra grega para Inspiração. Significa literalmente soprada por Deus. Temos então, toda a Escritura foi soprada por Deus, sussurrada por Deus.

θεόπνευστος é uma palavra formada por dois vocábulos gregos. A união desses dois vocábulos resulta o significado desta palavra. θεός é o substantivo Deus. E ‎ πνέω é vento, sopro, respiração. Unindo essas duas palavras, o resultado é θεόπνευστος, ou seja, soprado por Deus.

Hapax Legomenon vem do grego “ἅπαξ λεγόμενον” e significa “algo dito apenas uma única vez”. Assim, esse é o nome de um fenômeno linguístico bastante curioso: as palavras que fazem uma aparição única numa determinada obra, numa língua e, também, são aquelas palavrinhas que são usadas uma única vez por certo autor. É o caso de θεόπνευστος.

2. E TODA A ESCRITURA (Antigo e Novo Testamento) é útil o Ensino.

Tanto antigo como novo Testamento possui esta utilidade. Para o Ensino.

διδασκαλία é um substantivo grego feminino que quer dizer instrução, informação, adestramento, doutrinação. Portanto, os dois testamentos possuem esta função, esta finalidade.

Em Mateus 15:9 διδάσκω διδασκαλία significa ensinando doutrinas. Sendo um verbo (διδάσκω) e um substantivo no plural (διδασκαλία). O mesmo ocorre em Marcos 7:7. Paulo também usa o mesmo modelo linguístico em Romanos 12:7 (εἴτε διακονία, ἔν διακονία; εἴτε διδάσκω ἔν διδασκαλία;), ou seja, se seja ensinar, ensinando. Em Romanos 15:4 διδασκαλία é usado no sentido de ensino, doutrina. O restante das aparições da palavra é em Paulo mesmo (Ef. 4:14; Cl. 2:22; I Tm 1:10; 4:1,6,13,16; 5:14; 6:1,3; II Tm 3:10,16; 4:3; Tt 1:9; 2:1,7,10). Outras variações ocorrem em outras partes do Novo Testamento.

3. E TODA A ESCRITURA (Antigo e Novo Testamento) é útil para a Repreensão.

Reprender é o mesmo que admoestar, censurar, advertir. Visa sempre a correção, a volta ao reto caminho do ensino, da doutrina, da instrução. Tanto Antigo como Novo Testamento têm esta função.

ἔλεγχος é a palavra grega usada para Repreensão. É um substantivo masculino que significa prova, teste, evidência, uma verificação. É quando se faz um teste, uma prova e não se tirou boa nota. Aí TODA A ESCRITURA repreende para que se possa ir bem no Teste.

Também dá um sentido de convicção, certeza, garantia. Paulo usa em Hebreus 11:1 no sentido de convicção. Repreensão que nos dá convicção do errado e do certo.

ἐλέγχω, é um verbo transitivo que significa sentenciar, geralmente com implicação de vergonha em relação à pessoa sentenciada. Trazer à luz, expôr, por meio de sentença condenatória. Reprender severamente, ralhar, admoestar, reprovar. Exigir prestação de contas, mostrar para alguém a sua falta, exigir uma explicação.

4.  E TODA A ESCRITURA (Antigo e Novo Testamento) é útil para a Correção.

Corrigir é uma outra função dos dois Testamentos. Assim como há o Ensino (διδασκαλία), há a repreensão (ἔλεγχος), há a correção (ἐπανόρθωσις).

ἐπανόρθωσις é um substantivo grego feminino que significa correção, reajustamento, reformulação, reorganização, reendireitamento, refazer, retificar, reformar, reparar. É a restauração a um estado correto, aperfeiçoamento de vida ou caráter.

Temos, portanto, os dois Testamentos nos corrigindo, nos reajustado, nos reformulando, nos reorganizando, nos redirecionando, nos refazendo, retificando, nos reformulando, nos reparando.

Sendo mais um Hapax Legomenon, só aparece neste texto do Novo Testamento.

5. E TODA A ESCRITURA (Antigo e Novo Testamento) é útil para a Educação na Justiça.

A palavra educação vem do substantivo feminino grego παιδεία que significa a criação de uma criança, a condução de uma criança, o treinamento de uma criança, a tutelagem de uma criança. Seria o mesmo que Conduzir, levar, pegar pela mão e direcionar. Pra onde? Para a Justiça (δικαιοσύνη).

δικαιοσύνη é um substantivo grego feminino que significa justiça, retidão. Na literatura judaica quase sempre referente a Deus. A Justiça de Deus.

Portanto, concluímos que Toda a Escritura (Antigo e Novo Testamento) é Inspriada (soprados, sussurrados) por Deus. E são úteis para o Ensino (doutrinar, adestrar), útil para Repreensão (censurar, advertir), útil para a correção (reajustar, reorganizar) e para a Educação (condução, orientação) para a Justiça (de Deus).

O próximo verso arremata, conclui assim: a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Com a finalidade de o homem de Deus, o cristão, o filho do Pai, seja perfeito (perfeição processual, não perfeição pontual), mas perfeitamente habilitado, treinado, adestrado, para toda a boa obra (a Justiça de Deus).



Francimar Pires



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HUMBERTO GESSENGER E SUAS PREFERÊNCIAS POLÍTICAS

DAVI: GRANDE REI, PÉSSIMO PAI

O PENSAR