10 REGRAS DE OURO PARA EDUCAR

I - OS PAIS SÃO A AUTORIDADE DA CASA

Filhos precisam terem bem nítido a questão da autoridade. A autoriade paternal e a maternal vão nortear todos os outros modelos de autoridade que a vida vai lhes impor. Respeitar a autoridade policial é resultado do respeito construído no lar. Respeito aos professores, aos mais velhos, aos chefes e patrões, nasce no lar.

II - NÃO TENHA MEDO DOS FILHOS

Muitos pais ficam refém das reações do filhos. Quando contrariados, é normal reações de contrariedade e até mesmo reações exageradas. Não se deve temer tais reações, pois a questão é de poder e controle e domínio. Se você não controlar, eles contram. Se você não dominar, eles dominam. Se você não exercer poder, eles exercerão.

III -PAIS SÃO RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Alguns pais caem no pecado de terceirizar a educação dos filhos. Trasnferem a outrem o dever de transmitir alguma coisa boa e útil aos seus filhos. Cada fillho é responsabilidade dos pais. A escola sozinha não é responsável pela educação dos filhos. Tios e parentes não são responsáveis pela educação dos filhos. 

IV - FALE "NÃO" PARA OS FILHOS

Vivemos em uma sociedade permissiva ao extremo. Tudo é permitido em alguma medida. Nem tudo na vida é deve ser permitido irrestritamente. A vida nem sempre é "sim". Há o lado negativo da vida e há uma geração que está sendo orientada a achar que a vida é sempre positiva. E isso não é verdade. Os "nãos" são mais pedagógicos do que os "sins".

V - CRIE UMA ROTINA PARA OS FILHOS

Rotina fazem bem para o indivíduo em qualquer fase da vida. A rotina ensina ordem, regra, limites. A rotina traz segurança. A rotina ensina controle, programação, domínio sobre si e sobre alguns aspectos da vida. Privar nossos filhos e nossas crianças disto é condená-las ao fracasso do caos, da desordem, do descontrole, da falta de domínio próprio, de uma vida sem llimites.

VI - BRINQUE COM OS FILHOS

Brincar é educar. A criança aprende brincando. A brincadeira proporciona à criança o apreeder o mundo e a si mesma. Ela absorve o mundo e se reconhece no mundo. Além das boas recordações que as brincadeias deixa na memória de um indivíduo. Brincar é aprender e brincar é viver.

VII - ESCUTE O QUE OS FILHOS TÊM A DIZER

As crianças vivem em um mundo as vezes desprezado pelos adultos. Acham que criança não têm problemas, menosprezam sentimentos infantis e minimizam seus conflitos. Ouvir ativamente o que as crianças têm a dizer dão a ela a sensação de que elas são importantes, significativas, relevantes. Ouça de forma ativa.

VIII - USE APENAS A FORÇA DA VOZ

Cuidado com as agressões físicas, elas demonstram impotência diante de situações difíceis. Violência marca negativamente as lembtranças e a vida de uma criança. Use o poder da voz, da entonação, da modulação. Faça com que percebam sinais na voz que denotem descontentamento e advertencia.

IX - NÃO SOBRECARREGUE AS CRIANÇAS

Sempre proporcione espaços para brincadeiras. Responsabilidades é bom desde cedo mas a sobtrecarga pode causar traumas irreverssíveis. É sempre bom lazer, diversão, entretenimento, descanso. Infância livre é sempre uma boa lembtrança mais tarde. 

X - DÊ PEQUENAS RESPONSABILIDADES AOS FILHOS

Os filhos precisam, desde cedo, das lições de responsabilidade, honestidade, verdade, sinceridade. Precisam logo cedo aprencer lições de autonomia. Essas lições precisam ser aprendidas desde cedo para que fique cristalizadas nas mentes dos pequenos. Isso é forjar o caráter.


O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE SO FILHOS?

I - SÃO CONVIDADAS PARA IREM A JESUS - MATEUS 19:14
II - A EDUCAÇÃO É ESSENCIAL E NECESSÁRIA - PROVÉRBIOS 22:6
III - FILHOS SÃO PRESENTES DE DEUS - SALMO 127:3
IV - JESUS IA CRESCENDO - CRESCIMENTO É UM PROCESSO PARA A VIDA TODA E É INICIADO NO LAR E OS PAIS SÃO OS AGENTES INICIADORES DESTE PROCESSO - LUCAS 2:52



Francimar Pires

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HUMBERTO GESSENGER E SUAS PREFERÊNCIAS POLÍTICAS

DAVI: GRANDE REI, PÉSSIMO PAI

O PENSAR